A HP anuncia a premiação de três universidades brasileiras pelo HP Technology for Teaching Higher Education, programa global da companhia que beneficia universidades, e que tem por objetivo gerar novas metodologias e experiências que melhorem o ensino, por meio do uso da tecnologia.
A Universidade Federal de Goiás (UFG), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RJ) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) são as universidades brasileiras premiadas. Desde o início desta iniciativa, em 2003, a HP já contribuiu mundialmente com 36 milhões de dólares para 650 instituições de ensino. Estes números se somam aos incentivos da companhia na área social que, há 20 anos, já dedicou cerca de 1 bilhão de dólares em espécie e equipamentos para escolas, universidades, organizações comunitárias e outras instituições não lucrativas em todo mundo.
As três universidades brasileiras com os melhores projetos receberão cada uma cerca de US$ 55.000,00 em equipamentos e também uma bonificação em dinheiro destinada à implantação do projeto na universidade. Neste ano, dez universidades brasileiras foram convidadas para participar do programa, e tiveram seus trabalhos avaliados por uma banca regional.
Ao contribuir para a melhoria da metodologia de ensino em universidades públicas por meio do uso da tecnologia de mobilidade, este programa integra a missão do Comitê Comunidade e Ação Social de gerar oportunidades de inclusão social, com o desenvolvimento de projetos auto-sustentáveis, na área da educação.
Para o Líder do Comitê de Comunidade e Ação Social da HP Brasil, Juarez Zortea, as universidades possuem um papel fundamental na compreensão de como a tecnologia pode ser utilizada no aprimoramento do ensino e pesquisa. Colaborar com essas instituições é uma maneira de usar a tecnologia para melhorar as práticas pedagógicas e assim trabalhar em prol da comunidade, uma das premissas da nossa política de responsabilidade corporativa, esclarece o executivo.
A UFG, com o projeto Usando Tablets PCs para o Ensino de Programação e Algorítimos; a PUC RJ, com o Promovendo a Aprendizagem por meio da Colaboração e Engajamento; e a UFRGS, que apresentou o Explorando a Tecnologia em Ciências da Computação, Conceitos Reais e Programas de Educação de Arte Visual, foram as vencedoras da edição de 2007.