A segunda semana do II Festival BNB da Música Instrumental em Fortaleza abrange, no período de 17 (terça-feira) até sábado (21), a realização de 13 concertos de instrumentistas de sete Estados nordestinos (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia) e de Minas Gerais e exibição de 23 vídeos musicais internacionais de artistas da Europa, América, Ásia e África, além de entrevista aberta e concerto solo do violonista, compositor e arranjador cearense Nonato Luiz e oficina de percussão e ritmos brasileiros.
Gratuita ao público, a série de eventos musicais e educativos acontece no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), na semana em que transcorrem as datas de 55 anos de criação do BNB e de nove anos de existência do CCBNB-Fortaleza, ambas em 19 de julho.
Nonato Luiz concederá a entrevista aberta ao público, dentro do programa Nomes do Nordeste, contando sua história de vida e descrevendo sua trajetória artística, no cineteatro do CCBNB-Fortaleza (2º andar), na próxima terça-feira, 17, às 19 horas. O artista será entrevistado pelo jornalista Augusto César Costa. No sábado, 21, às 16 horas, o violonista também fará um concerto solo, no mesmo espaço.
A oficina de percussão e ritmos brasileiros será ministrada pelo músico Cláudio Mineiro, com experiência de 14 anos dedicados a estudos e apresentações na Europa, no auditório do CCBNB-Fortaleza (3º andar), no período de 17 (terça-feira) a 20 (sexta-feira), de 15 às 18 horas, com carga de 12 horas-aula. Com 20 vagas, as incrições para a oficina estão abertas desde o último dia 10.
O objetivo da oficina é oferecer aos participantes conhecimentos práticos e teóricos sobre percussão, ritmos brasileiros e a importância do elemento ritmo na música. Cláudio Mineiro também fará uma apresentação no Festival, na sexta-feira, 20, às 12 horas.
Concertos e vídeos musicais
A série de 13 concertos na semana tem início na quarta-feira, 18, com as apresentações da Orquestra Filarmônica do Ceará (12h), Orquestra de Rabecas Cego Oliveira (14h), Luizão Quinteto Paiva, do Piauí (16h), e o septeto Metal & Cia, do Maranhão (19h). Dentro da programação do Festival, a Orquestra de Rabecas Cego Oliveira também se apresentará no Centro Cultural BNB-Cariri, em Juazeiro do Norte, no dia 26 (quinta-feira), às 18h30.
Na quinta-feira, 19, prossegue com o grupo de choro Trombone & Cia, do Piauí (12h), Orkestra Rumpilezz, da Bahia (16h), e o duo formado pelo violonista Henrique Annes e Beto do Bandolim, ambos de Pernambuco (19h). O duo pernambucano também se apresentará no CCBNB-Cariri, no sábado, 21, às 20h.
Por sua vez, a Orkestra Rumpilezz – também nesta quinta-feira, 19, em Fortaleza – se apresentará no palco sob a passarela (Espaço Rogaciano Leite Filho) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, às 20h.
A sexta-feira, 20, reserva espaço para concertos de artistas de Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte. Às 12h, acontece o show do percussionista Cláudio Mineiro, seguido pelo quinteto potiguar Ribeirinha de Pau e Corda (16h) e do quarteto liderado pelo baixista, compositor e arranjador baiano Ataualba Meirelles (19h). O músico baiano e sua banda também se apresentam no CCBNB-Cariri, na quarta-feira, 18, às 20h.
O pianista, compositor e arranjador caririense Dihelson Mendonça abre a programação do sábado, 21, em Fortaleza, ao meio-dia, tocando peças eruditas de Johann Sebastian Bach e Frédéric Chopin. Antes, no Festival, ele também se apresenta no CCBNB-Sousa, localizado no Alto Sertão Paraibano, na próxima quarta-feira, 18, às 18h30.
O violonista Nonato Luiz faz o segundo concerto solo do sábado, 21, às 16h. A programação dessa semana se encerra com o show do septeto paraibano JPSax, às 19h. Antes, no Festival, o grupo também se apresenta no CCBNB-Sousa, na quinta-feira, 19, às 20h, e no CCBNB-Cariri, na sexta-feira, 20, às 20h.
Entremeando esses 13 concertos, haverá a exibição de 23 vídeos musicais de artistas da Europa, América, Ásia e África, em seis diferentes horários (10h30, 12h, 13h30, 15h, 16h30 e 18h). Do continente americano, na mostra constam vídeos de Yamandu Costa e do grupo Quartenaglia (Brasil), Oscar Peterson (Canadá), Joe Lovano, Chick Corea, Pat Metheny e John Abercrombie & Andy Laverne (EUA), além de Gonzalo Rubalcaba e Arturo Sandoval (Cuba).
Entre os artistas europeus, a mostra exibe DVDs de Niels-Henning Orsted Pedersen (Dinamarca), The Moscow Sax Quintet (Rússia), Jean-Luc Ponty e Biréli Lagrène (França), Nigel Kennedy (Inglaterra), Stéphane Grappelli (França), Esjbörn Svensson (Suécia), Krystian Zimerman (Polônia), Arvo Pärt (Estônia) e Yanni (Grécia). Oriundos da Ásia, na mostra figuram nomes como Sadao Watanabe (Japão), Trilok Gurtu (Índia) e Vanessa Mae (Singapura). E da África, Hugh Masekela (África do Sul).
Segunda semana: síntese da programação do Festival
Local: Centro Cultural BNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108).
DIA 17 (terça-feira)
15h – Oficina de Percussão e Ritmos Brasileiros, com o músico Cláudio Mineiro
19h – Nomes do Nordeste – Entrevista aberta, ao vivo, com o virtuoso violonista, compositor e arranjador cearense Nonato Luiz, compartilhando com o público sua história de vida e trajetória artística
DIA 18 (quarta-feira)
10h30 – Mostra de Vídeos – Quartenaglia (Brasil)
12h – Mostra de Vídeos – Niels-Henning Orsted Pedersen (Dinamarca)
12h – Orquestra Filarmônica do Ceará (CE)
14h – Orquestra de Rabecas Cego Oliveira (CE)
15h – Oficina de Percussão e Ritmos Brasileiros, com o músico Cláudio Mineiro
15h – Mostra de Vídeos – Oscar Peterson (Canadá)
16h – Luizão Paiva Quinteto (PI)
16h30 – Mostra de Vídeos – The Moscow Sax Quintet (Rússia)
18h – Mostra de Vídeos – Jean-Luc Ponty (França)
19h – Metal & Cia (MA)
DIA 19 (quinta-feira)
10h30 – Mostra de Vídeos – Sadao Watanabe (Japão)
12h – Mostra de Vídeos – Trilok Gurtu (Índia)
12h – Trombone & Cia (PI)
13h30 – Mostra de Vídeos – Nigel Kennedy (Inglaterra)
15h – Oficina de Percussão e Ritmos Brasileiros, com o músico Cláudio Mineiro
15h – Mostra de Vídeos – Stéphane Grappelli (França)
16h – Orkestra Rumpilezz (BA)
16h30 – Mostra de Vídeos – Vanessa Mae (Singapura)
18h – Mostra de Vídeos – Joe Lovano (EUA)
19h – Henrique Annes & Beto do Bandolim (PE)
DIA 20 (sexta-feira)
10h30 – Mostra de Vídeos – Esjbörn Svensson (Suécia)
12h – Mostra de Vídeos – Yamandu Costa (Brasil)
12h – Cláudio Mineiro (MG)
13h30 – Mostra de Vídeos – Biréli Lagrène (França)
15h – Oficina de Percussão e Ritmos Brasileiros, com o músico Cláudio Mineiro
15h – Mostra de Vídeos – Chick Corea (EUA)
16h – Ribeirinha de Pau e Corda (RN)
16h30 – Mostra de Vídeos – Gonzalo Rubalcaba (Cuba)
18h – Mostra de Vídeos – Pat Metheny (EUA)
19h – Ataualba Meirelles (BA)
DIA 21 (sábado)
10h30 – Mostra de Vídeos – John Abercrombie & Andy Laverne (EUA)
12h – Mostra de Vídeos – Hugh Masekela (África do Sul)
12h – Dihelson Mendonça (CE)
13h30 – Mostra de Vídeos – Krystian Zimerman (Polônia)
15h – Mostra de Vídeos – Arvo Pärt (Estônia)
16h – Nonato Luiz (CE)
16h30 – Mostra de Vídeos – Arturo Sandoval (Cuba)
18h – Mostra de Vídeos – Yanni (Grécia)
19h – JPSax (PB)