Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
Richards, um estilo de vida - Revista Publicittà Richards, um estilo de vida - Revista Publicittà

Richards, um estilo de vida

0

Charuto, ou melhor, Ricardo Dias da Cruz Ferreira, 62 anos, viveu varias aventuras. A maior e mais bem sucedida delas foi transformar uma pequena produção caseira de camisetas de silk-screen na poderosa Richards, marca que não está sujeita a tendências, e foi com esse estilo que Ricardo conseguiu firmar sua grife.

Hoje,a marca Richards se espalha por todo o País, com onze lojas no Rio, mais de 150 revendedoras multimarca, duas lojas em Portugal, “A Richards é como a tradicional Brooks Brothers de Nova York”, uma espécie de Ralph Lauren carioca.

E um bom cenário para começar está historia, seria a Praia do Arpoador no começo dos anos 60, Ricardo Ferreira, morador da Rua Barão da Torre, passava grande parte do seu tempo na praia onde sempre costumava surfar e mergulhar. Grande amante de pescaria, chegou a ser  campeão mundial de pesca submarina no Peru em 1975, e foi na Espanha em meio a outro campeonato de pesca submarina que Ricardo encantou-se com o jeito de vestir dos pescadores locais, com cores lindas e calças muito curtas e desbotadas.

Para driblar dificuldades financeiras ele partiu para a produção de camisetas em silk-screen, ao lado da irmã Eliana, estampavam dizeres em inglês, como “Stop… I like it!” ou “Do You?” nas camisas e as vendia para lojas da Rua Visconde de Pirajá, com o aumento das vendas era necessário mais trabalho da dupla, Otávio o caçula começou a ajudar na produção, e a turma só aumentava. Ira filha de Miriam Etz, primeira mulher no Brasil a usar um maiô de duas peças, e Sandra Graham, que veio a se tornar sócia da Richards e mãe dos três primeiros filhos de Ricardo veio se juntar a ele.

Porém a marca Richards ainda demorou a nascer, primeiro surgiu a Krishna localizada na Rua Carlos Góis no Leblon. Era uma loja de roupas feminina, mais Ricardo queria, na verdade, trabalhar com moda masculina e em 1972 o sonho começou a se tornar realidade. Surgiu a MR.Krishna, onde ele começou a dar asas à sua imaginação, com muita água sanitária ele começou a dar um colorido especial às camisetas, parecia loucura, mas deu certo.

Ricardo alugou uma casa de dois andares, em um instalou máquinas de lavar para desbotar camisetas e calças no outro montou a sua primeira loja Richards, e de lá para cá, só vem conquistando novos mecados e novos consumidores com um estilo esportivo. Ricardo conheceu o Mediterrâneo e suas ilhas, parte da costa da África, todo o Caribe, a Costa Leste dos Estados Unidos, América Central, Baja, Nova Zelândia e o Brasil. E foram nessas viagens que ele buscou inspiração para suas coleções. Seja qual for seu destino, ele segue o mesmo ritual. Costuma alugar uma bicicleta e conhece o lugar pedalando. Ele faz de sua própria vida o estilo de sua marca, dai surge o sucesso.

E é esse estilo despojado, sem perder a tênue linha do clássico, que fez da Richards referência no mundo da moda. É um case de sucesso em que o marketing é o próprio estilo de vida de Ricardo, um jeito despojado de ser e de levar a vida, sem perder o estilo e nem a diversidade de cores, que caracterizam seus lançamentos. As viagens e o mar, abriram caminho para que suas coleções conquistassem público e o marketing de relacionamento, num momento em que essa ferramenta parecia relegada à pequenas e médias empresas, foi o que o tornou uma grife importante, presente em shoppings estrelados das principais capitais brasileiras.

(Tiago Ribeiro)

Share.

About Author

Comments are closed.