Texto: COB
Foto: Nelson Perez/COB
A inédita medalha conquistada pelo badminton foi o destaque do Brasil nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 nesta segunda-feira (dia 16). A dupla Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo garantiram classificação às semifinais de duplas masculinas, ao derrotar os guatemaltecos Kevin Cordon e Rodolfo Ramírez por 2 a 1 (parciais de 21/7, 16/21 e 21/17) e já confirmaram presença no pódio. Isto porque não há disputa de terceiro lugar no esporte, disputado desde 1955. A semifinal será nesta terça-feira (dia 17), contra os americanos Bob Malaythong e Howard Bach, no Pavilhão 4B do Complexo Esportivo do Riocentro.
O adestramento brasileiro classificou seus três integrantes para as finais individuais da competição. O cavaleiro Rogério Clementino e as amazonas Renata Costa e Luíza Almeida estão na briga pela medalha que o País não conquista há 24 anos em Jogos Pan-americanos (a última foi em Caracas-83). Brasil, Canadá e Estados Unidos foram os únicos países que colocaram a equipe completa na decisão, nesta quarta-feira (dia 18), a partir das 9h, no Complexo Esportivo de Deodoro.
A classificação de toda a equipe para disputar a medalha é um fato inédito para o hipismo brasileiro. Em Santo Domingo-03, apenas um conjunto conseguiu chegar à final, lembrou a chefe da equipe, Sabine Bilton.
A Seleção Brasileira feminina de vôlei garantiu o primeiro lugar do grupo A e a conseqüente classificação para as semifinais, ao derrotar o México por 3 sets a 0 (25/16, 25/15 e 25/19), no Maracanãzinho. O próximo adversário é a equipe americana , nesta quarta-feira (dia 18), às 15 horas.
O handebol masculino conquistou por antecipação uma vaga na semifinal com a vitória por 31 a 12 sobre o Canadá, no Pavilhão 3B do Complexo do Riocentro. Como derrotara o Chile na estréia, bastava outro resultado positivo para avançar no Rio 2007. Na briga pelo bicampeonato dos Jogos Pan-americanos, os brasileiros terão agora pela frente a equipe de Cuba, nesta quarta-feira (dia 18).
A ginástica artística feminina chegou perto de garantir outra medalha no Rio 2007, na Arena Multiuso, no Complexo Cidade dos Esportes. Após a prata na disputa por equipes, a brasileira Jade Barbosa terminou em quarto lugar, com 59.325 pontos, apenas 50 milésimos a menos do que a americana Ivana Hong, a terceira colocada.
Até competir em seu último aparelho, as barras assimétricas, Jade ocupava a liderança na classificação geral. Mas a queda que sofreu durante sua apresentação acabou comprometendo sua nota e lhe custou um lugar no pódio. Daniele Hypólito ficou em quinto e Khiuani Dias, em nono.
A natação brasileira também mostrou sua força no primeiro dia de eliminatórias do Rio 2007: a equipe mantém-se na briga por medalhas nas oito provas disputadas nesta segunda-feira (dia 16). Thiago Pereira conseguiu o melhor resultado entre os nadadores do País. Ele se classificou para a final com o primeiro tempo dos 400m medley (4m18s93).
Já o remo brasileiro garantiu a vaga para as finais do skiff peso leve feminino (Camila Carvalho e Luciana Granato) e quatro-sem peso leve (Leandro Ferreira, Thiago Almeida, Ronaldo Vargas e Alexis Mestre). Nas demais disputas do dia, o four skiff masculino e o feminino, além do oito-com, apenas competiram para a definição de posicionamento na final.
Larissa e Juliana começaram bem sua caminhada rumo ao ouro do Rio 2007. Bronze em Santo Domingo-03, a dupla brasileira derrotou as americanas Angela Akers e Brooke Niles por 2 a 0 (21/10 e 21/16), na Arena de Copacabana.