O Itaú Cultural acaba de receber o certificado ISO 9001, atribuído ao seu processo e fluxo de divulgação e do desenvolvimento da programação de eventos, tornando-se o primeiro instituto cultural no Brasil a receber tal selo de qualidade. As regras dessa certificação garantem que esse fluxo de trabalho atende os requisitos de qualidade dos visitantes da instituição e das normas internacionalmente aceitas e recomendadas.
“Receber o certificado era um sonho antigo, apesar de sabermos da dificuldade de certificar um processo”, conta Walter Feltran, superintendente administrativo da instituição. “Isto foi possível com a colaboração e a expertise dos profissionais colaboradores da Superintendência de Qualidade e da Gerencia de Gestão da Qualidade do Banco Itaú, que muito nos ajudou.” Ainda segundo Feltran, é fator de destaque a participação do oficial de compliance. “Ele é uma espécie de auditor que ficou permanentemente no Itaú Cultural, e facilitou, sobremaneira, a implantação dos processos e da metodologia exigidas pelas normas da ISO, seguindo os mesmos padrões de excelência dos serviços prestados pelo nosso grupo mantenedor.”
De acordo com Feltran, os colaboradores de todos os setores que se envolvem neste processo da distribuição e a disseminação dos eventos do instituto foram fundamentais nesta conquista pois abraçaram o desafio contribuindo para que o Itaú Cultural fosse contemplado com a certificação. Os veículos e instrumentos usados nesta conquista foram o site, programação impressa, atendimento telefônico e presencial, painéis, cartas e outros esforços realizados para a divulgação dos eventos do Itaú Cultural.
O ISO, sigla que denomina Internacional Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização, na tradução para o português) é uma organização não governamental que está presente em 120 países e é dividida em diferentes organismos de certificação. No caso do Itaú Cultural, foi a suíça SGS (Société Générale de Surveillance) que concedeu o selo, depois da avaliação local feita pelo auditor do organismo durante o mês de junho.
“Com o trabalho de divulgação de eventos certificado pelo ISO, o Itaú Cultural tem e sempre teve a preocupação de continuar informando com qualidade, verdade e no tempo certo, sempre respeitando o visitante”, ressalta Paulo Vicelli, coordenador da Área de Relacionamento da instituição.
O Itaú Cultural não vai parar por aí. A instituição já acionou mais dois processos para a certificação ISSO 9001. Feltran explica quais são: “Primeiro, na área de compras, focando o processo e sua transparência com os gastos, pois estamos administrando recursos e verbas de renúncia fiscal e, em segundo, desenvolver e mapear os processos sobre os Programas Rumos Itaú Cultural, um dos mais abrangentes programas de estímulo à produção artística e cultural do Brasil.”