Normalmente abastecidos pela energia elétrica dos postes de luz, nesse novo sistema os abrigos têm energia renovável, que torna autônoma a geração e autofornecimento de energia elétrica. Dessa forma, os painéis publicitários dos abrigos ganham iluminação noturna a partir da captação e transformação de energia solar acumulada em baterias especiais durante o dia, dispensando sua ligação ao sistema de distribuição pública de energia elétrica.
A tecnologia, inédita no Brasil, já foi implantada pela própria Cemusa em Miami, nos Estados Unidos, onde a empresa ganhou concorrência de mobiliário urbano. Obedecendo a edital de licitação que previa riscos de furacões na cidade, era necessário que os equipamentos tivessem iluminação própria em casos emergenciais de falta de energia pública.
No Rio, os novos abrigos da Cemusa foram instalados em pontos próximos aos locais dos jogos, tais como Vila do Pan, Complexo Esportivo Rio Centro, Parque Aquático Maria Lenk e Arena Multiuso do Autódromo. A iniciativa conta com a parceria da Petrobrás, uma das patrocinadoras da competição.