Fortalecimento da marca, aproximação com o profissional da saúde e visibilidade de grandes iniciativas da área. A Revista SAÚDE!, da editora Abril, cumpre três objetivos distintos com apenas uma ação: o Prêmio SAÚDE!, iniciativa que valoriza idéias inovadoras em busca da melhora da qualidade de vida do brasileiro.
A visão multidisciplinar da saúde é uma das grandes inovações do prêmio. Não apenas médicos podem inscrever seus trabalhos, mas todas as categorias de profissionais da saúde: nutricionistas, farmacêuticos e educadores físicos, por exemplo. Além disso, outra diferença em relação às premiações já existentes na área é que estudos clínicos concorrem com campanhas de prevenção.
Em sua segunda edição, o prêmio conta novamente com o patrocínio da Sanofi-Aventis, um dos maiores laboratórios do mundo. A proposta do Prêmio SAÚDE! atende a uma prioridade fundamental para a Sanofi-Aventis, que se reflete nos demais projetos institucionais apoiados pela empresa: promover e estimular ações efetivas e duradouras, que contribuam na promoção da saúde, diz a diretora de comunicação da Sanofi-Aventis, Cristina Moscardi.
A visão ampla da saúde, ou seja, o fato de incluir múltiplas categorias profissionais e tipos de estudos, garante o sucesso e eficácia do prêmio como ferramenta de marketing. Não por acaso três patrocinadores da primeira edição apóiam o evento em 2007 novamente: além da Sanofi-Aventis, Batavo e Abeaço engrossam o time das empresas.
A estratégia da publicação, do ponto de vista mercadológico, é fortalecer o posicionamento de líder no segmento e se aproximar dos profissionais da área de saúde.
Tanto o prêmio quanto a revista SAÚDE! têm como objetivo comum levar ao conhecimento da população estudos e experiências antes restritos à área médica. O Prêmio SAÚDE! leva ao conhecimento dos leitores idéias impactantes, capazes de mudar para melhor a vida de milhares de brasileiros, explica a diretora de redação da SAÚDE! e coordenadora do prêmio, Lúcia Helena de Oliveira. A iniciativa prestigia trabalhos de destaque nas categorias de saúde do coração, da mulher, do homem, da criança, mental e emocional, prevenção e obesidade.
A estratégia de divulgação do prêmio prevê anúncios nas revistas Veja e SAÚDE!, formatos comerciais diversos em sites da Editora Abril e da área médica, anúncio de quarta capa no jornal da AMB e campanha no canal Conexão Médica, fechado para profissionais de saúde.
Também foram confeccionados e distribuídos 1.400 kits com cartazes para as maiores universidades, hospitais e instituições da área médica de todo País. Em alguns hospitais de São Paulo, foram realizadas ações com promotoras, explicando a premiação.
E-mail marketing para o público interessado em saúde e profissionais (aproximadamente um milhão de pessoas) e trabalho de assessoria de imprensa, realizado pela Ketchum Estratégia, são outras ações envolvidas. As inscrições para o prêmio, gratuitas, estão abertas até o dia 5 de agosto e podem ser feitas pelo site www.premiosaude.com.br. De acordo com Lucia Helena, a expectativa dos organizadores é que o número de trabalhos inscritos este ano supere o do ano passado, quando foram registrados 371 projetos.
Os vencedores da segunda edição do prêmio serão conhecidos no dia 9 de outubro, numa grande festa para convidados que acontecerá no Teatro Abril. O resumo dos trabalhos será publicado na edição de outubro da Revista SAÚDE!