Produzido pela Ioiô Filmes ETC, o filme que concorreu na Semana da Crítica em Cannes e está selecionado para o Festival de Gramado em setembro próximo, trata da emoção do primeiro beijo trazendo mais uma vez para a tela as percepções no universo dos adolescentes, tema preferido do diretor e roteirista Esmir Filho.
Uma viagem na mente de uma menina de 12 anos prestes a dar seu primeiro beijo. Dúvidas e medos mergulhados em saliva. O filme trata o tema com muita delicadeza e sensibilidade e utiliza do tom onírico e surreal para expressar o medo do encontro físico e emocional com o próximo.
A história é contada através de sons, planos, sensações, sentimentos e muita água, conduzidos de forma poética e melancolicamente encantatória.
Buscando atingir a platéia emotiva e esteticamente, e dar a ela uma experiência audiovisual envolvente, o filme convida o espectador a uma experiência plástica, criativa e ilusória, fazendo-o refletir sobre as inquietações da menina, atiçando a curiosidade que muitos adolescentes têm em relação ao primeiro beijo e trazendo para outros uma lembrança agridoce do que foi o momento.
“Saliva” tem trilha original de Fernanda Takai e John Ulhoa, do grupo Pato Fu.
Sobre o Diretor
Aos 24 anos Esmir Filho, que graduou-se em Cinema na FAAP em 2004, já conquistou prêmios mundo afora .Dirigiu vídeos experimentais e premiados curtas-metragens. Seu curta Ímpar Par levou prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Kiev, Ucrânia e de Huelva, Espanha. Seu último curta Alguma Coisa Assim, realizado pelo 10o. Festival Cultura Inglesa, levou prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes 2006, além de ter conquistado prêmio de melhor filme nos Festivais de Cinema de Kiev (Ucrânia), Biarritz e Gramado, onde também levou o prêmio de melhor direção. Conquistou ainda prêmio de melhor curta concedido pelo Itamaraty. É um dos realizadores do vídeo fenômeno da internet Tapa na Pantera, que ultrapassou da marca de 8 milhões de espectadores. Acaba de ser homenageado pelo Programa Petrobras Cultural, que concedeu ao diretor um prêmio em dinheiro para desenvolver o projeto de seu próximo longa-metragem. Desde 2005, também dirige filmes publicitários e demais conteúdos audiovisuais na produtora paulistana Ioiô Filmes.
Filmografia
Saliva 2007 / 35mm / 15 / cor
Selecionado para o FESTIVAL DE CANNES 2007 Semana da Crítica
Selecionado para o Festival de Gramado 2007
Melhor filme no 10o. Festival Cultura Inglesa
Alguma Coisa Assim
2006 / 35mm / 15 / cor
SELECIONADO PARA A 45a SEMANA DA CRÍTICA DO 59o FESTIVAL DE CANNES, França, 2006.
Vencedor do PRIX GRAND CRU, prêmio para o melhor
roteiro de curta-metragem da Semana Internacional da Crítica.
Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz (Caroline Abras) no 34º. Festival de Cinema de Gramado Cinema Brasileiro e Latino, 2006.
Melhor Curta-Metragem no 15o Festival de Biarritz, de Cinemas e Culturas da América Latina, França, 2006.
Melhor Direção no 4o. Curta Santos Festival Santista de Curtas Metragens, 2006.
Melhor Filme escolha do público no Festival Internacional de Cinema de Kiev 2006, São Paulo
Melhor Curta-Metragem prêmio concedido pelo Itamaraty.
Melhor Curta-Metragem e melhor atriz Festival Internacional de Florianópolis
Tapa na Pantera
2006 / digital / 330″ / cor
Prêmio Destaque do Júri no 34º Festival de Gramado Cinema Brasileiro e Latino, 2005;
Mais de 10 milhões de visualizações no site You Tube, tornando-se um fenômeno na internet.
Ímpar Par 2005 / 35mm / 18 / cor
Melhor Filme no 35o. Molodist Festival Festival Internacional de Cinema de Kiev, Ucrânia, 2005, concedido pelo Júri Ecumênico Internacional.
Melhor Curta-metragem de Ficção no 31º. Festival de Cinema Iberoamericano de Huelva, Espanha, 2005, concedido pelo Júri Universitário.
Vencedor do Kodak Filmschool Competition Etapa Brasil, 2005.
Prêmio de Melhor Curta-metragem no 3o Festival de Campo Grande, Brasil, 2006, concedido pelo júri popular.
Menção Honrosa no Festival de Cuiabá, Brasil, 2006.
Prêmios no Festival de Maringá, 2006:
. Melhor Filme . Melhor Ator . Melhor Direção de Arte
Melhor Fotografia . Melhor Som Diretor . Melhor Trilha Sonora
Ato II Cena 5 2004 / 16mm / 10 / Cor
Melhor ator (Luciano Chirolli), no 32º Festival de Gramado Cinema Brasileiro e Latino, 2004.