Nos dias de hoje, a internet já se estabelece como uma das principais ferramentas para transações bancárias. Pagamento de contas, transferências, consultas e todo tipo de investimentos podem ser feitos em questão de segundos, com toda comodidade e agilidade pedidos no mundo contemporâneo. Por outro lado, sua segurança ainda é vista por muitos clientes como entrave nesse processo. Pensando nisso, o HSBC lança, no início de agosto, uma campanha que mostra que é possível navegar e usufruir de todos os benefícios online, sem preocupações, apenas tendo cuidados preventivos para segurança da transação.
Para Glen Valente, diretor de Marketing do HSBC, a questão de segurança online ainda é vista como tabu para muitos bancos, mas o HSBC quer quebrar esse paradigma. As transações na web crescem exponencialmente e queremos mostrar que com medidas preventivas muito simples, essas transações são muito seguras, diz Valente.
Segundo o diretor geral e de criação da JWT Curitiba, Mario DAndrea, o HSBC é o primeiro banco a ter coragem de falar sobre segurança na internet, trazendo dicas de como evitar problemas na hora de lidar com o dinheiro no ambiente online. Outras campanhas de bancos tendem a explorar diferentes temas quando o assunto é Internet, sempre focando nos serviços oferecidos e na rapidez com que são realizados.
A ação da campanha é protagonizada pelo personagem Haroldo, um cara tranqüilo e despreocupado. No filme, Haroldo está em casa e com frio e, sem saber que está sendo observado por um ladrão pendurado no batente, fecha a janela. O ladrão cai e ouve-se o barulho da queda. Em seguida, o personagem pega o lixo para levá-lo à rua. Ao sair, empurra a porta e derruba uma vizinha que tentava espiá-lo. No final, Haroldo liga o sistema de irrigação do jardim e acaba molhando um espião e seus apetrechos eletrônicos, que estavam escondidos atrás de uma moita. A locução encerra: Haroldo sabe que a Internet é como a vida. Se você tomar alguns cuidados pode ficar sossegado. As pessoas que interagem com o personagem na verdade representam os vírus que normalmente ameaçam as ações na internet.
A campanha é composta ainda por anúncios para revistas e jornais e spots, além do site www.toaquietotranquilo.com.br, criado pela RMG Connect, no qual os internautas terão acesso a um guia completo de segurança e dicas para transações mais seguras online.
Transações bancárias na Internet
Segundo dados da Febraban Federação Brasileira dos Bancos – as transações na internet realizadas por clientes Pessoa Física aumentaram de 370 milhões para 3,2 bilhões – acréscimo de 786% de 2000 a 2006. No caso das pessoas jurídicas, o crescimento foi de 704%.
Dicas HSBC para navegar com segurança na Internet
– Escolher e utilizar corretamente as senhas
– Utilizar um antivírus
– Utilizar um firewall para se proteger contra acessos não autorizados
– Utilizar um anti-spyware
– Utilizar constantemente o navegador
– Cuidados com e-mails, entre outros.