A Devassa, cerveja símbolo da irreverência carioca, que conquistou mercado devido ao seu posicionamento no mercado premium reforçado por campanhas criativas e ousadas da agência McCann-Erickson, foi compra pelo grupo ituano Schincariol.
O anúncio feito hoje informa que o segundo maior grupo cervejeiro do País – perde apenas para a AmBev (dona de Skol, Brahma, Bohemia, Antarctica, Caracu, Stella Arotis entre outras) – dá conta de que o Grupo Schincariol ficará com 70% das ações da holding UDC (União das Devassas Cervejaria), que fabrica a cerveja Devassa.
Os atuais proprietários e ainda sócios Marcelo do Rio e Cello Macedo permanecem à frente das franquias, como gestores do negócio, que hoje engloba 10 estabelecimentos franqueados e três próprios. Passam a fazer parte do portfólio da Schincariol os seguintes rótulos da marca premium Devassa: Loura (Pilsen), Ruiva (Pale Ale), Negra (Dark Ale), Índia (Pale Ale) e Sarará (Weiss).
Quem conhece esse mercado estima que o negócio deve ter sido fechado entre R$ 25 milhões e R$ 30 milhões.
O objetivo da aquisição da Devasa é a conquista pelo Grupo Shincariol de mercado no Rio de Janeiro, especialmente nesse segmento premium, que cresce fortemente nos últimos anos. Em janeiro, o Grupo Schincariol já havia adquirido a Baden Baden, de Campos do Jordão, outra marca de grande charme e estilo.
Assim, a Devassa que nasceu para brincar com as campanhas de cerveja tradicional, acabou nas mãos de um dos grandes do segmento. Para os piadistas de plantão, a cerveja era realmente devassa, pronta para trocar de mãos a qualquer momento. Traduzindo: fez juz ao nome.