As comemorações de 70 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE) começam hoje (9) no Rio de Janeiro, dois dias antes da data de aniversário, no próximo sábado (11).
Às 18h30, no Cine Odeon, no Rio, os estudantes serão homenageados com dois presentes: o livro Memórias Estudantis: da fundação da UNE aos nossos dias, da historiadora Maria Paula de Araújo, e dois filmes inéditos dirigidos por Silvio Tendler: Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil e O afeto que se encerra em nosso peito juvenil.
Os filmes e o livro fazem parte do projeto Memória do Movimento Estudantil que vem resgatando a história da militância da juventude brasileira. A iniciativa tem o patrocínio da Petrobras, e é resultado de parceria da UNE com a Fundação Roberto Marinho, Museu da República e TV Globo.
De acordo com a UNE, uma das principais ações do projeto foi o registro de 100 depoimentos com os principais expoentes desse movimento. O trabalho deu origem a cerca de 300 horas de gravação, que serviram de base para a produção de Sílvio Tendler e da pesquisa da professora Maria Paula Araújo.
A sessão de lançamento será fechada para convidados. Os filmes também vão ser exibidos nos dias 11 e 12 de agosto, no Canal Futura.
Amanhã (10), haverá posse da nova diretoria, passeatas, lançamentos de filmes e livros, sessões de cinema gratuitas, além de shows e apresentação do novo projeto do arquiteto Oscar Niemeyer para a sede da UNE na Praia do Flamengo. Segundo a UNE, o local da nova sede foi recentemente retomado pela instituição, após anos de impasse judicial com um estacionamento clandestino que funcionava no local.
A nova presidente da entidade é a gaúcha Lúcia Stumpf, 25 anos, a quarta mulher a assumir o comando da entidade.
Outra atividade será uma culturata pelas ruas do Rio para comemorar o aniversário, com a participação do grupo Rio Maracatu.
No sábado (11), data do aniversário da UNE e também Dia do Estudante, atividades culturais gratuitas no terreno da Praia do Flamento serão realizadas durante todo o dia. O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) programou exibição de filmes infantis e uma festa “agostina”, com quadrilha, barraquinhas e trios de forró.
Os estudantes paulistas vão comemorar os 70 anos da UNE no Centro Cultural Gianfrancesco Guarnieri. Na programação, também gratuita, exibição dos filmes Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil, de Silvio Tendler; e Arquivo Gui: Honestino Guimarães, dirigido por Paula Damasceno e produzido pelo Cuca.
Haverá ainda uma nova posse da diretoria da entidade, junto com a União Estadual dos Estudantes (UEE-SP). (Agência Brasil)