Para comunicar a exibição de documentários exclusivos, a F/Nazca criou dois anúncios de jornal para o Canal Futura que marcam o lançamento dos dois especiais sobre os 70 anos do movimento estudantil brasileiro.
São filmes inéditos de Silvio Tendler, média-metragens que futuramente irão para o cinema. Os dois documentários de Tendler contam 70 anos de história da União Nacional dos Estudantes (UNE) a partir de dois pontos de vista. O primeiro deles, Memòria do Movimento Estudantil é Ou ficar a Pátria livre ou morrer pelo Brasil”, focado na história política e faz um percurso cronológico sobre o período. Já o segundo, Memória do Movimento Estudantil é O afeto que se encerra em nosso peito juvenil”, mais subjetivo e explora, nas entrevistas e depoimentos, os aspectos culturais e comportamentais relacionados ao movimento estudantil.
Ambos serão exibidos nos dias 11 e 12 de agosto no Canal Futura e terão o seu lançamento feito pelo próprio Canal no Cine Odeon, Rio de Janeiro.
A iniciativa, com patrocínio da Petrobrás, é resultado da parceria da Fundação Roberto Marinho com a UNE, o Museu da República e a TV Globo. Uma das principais aréas da iniciativa foi o registro de 100 depoimentos com os principais expoentes desse movimento. O trabalho deu origem a cerca de 300 horas de gravação, que serviram de base para a produção de Sílvio Tendler.
A veiculação dos anúncios será feita no jornal O Globo (11 e 12 de agosto) e no Diário de S.Paulo (12 de agosto).
A direção de criação é de Fabio Fernandes e Carlos Di Cálio e a criação de Eric Ribeiro e Pedro Prado.