Hoje, quem entra nos sofisticados hotéis Fasano, Unique e Emiliano, em São Paulo, ou nos restaurantes DOM, Piselli, O Lepoldo, Capim Santo, Charlô ou até nos Caffés Armani, encontra a grife Nespresso, da Nestlé, que, no primeiro semestre de 2007, inaugurou em São Paulo a sua boutique, onde vende máquinas e grãos especiais para quem aprecia a bebida mais consumida no País, depois da água.
A história de Nespresso data de 1970, quando o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Nestlé desenvolveu uma revolucionária máquina de café expresso que utilizava cápsulas de café moído em porções específicas que protegiam mais de 900 aromas. Uma primeira patente do processo foi lançada em 1976 pelo centro de desenvolvimento do grupo Nestlé.
Em 1986, a Nestlé fundou a empresa Nespresso na cidade de Vevey, e em parceria com o fabricante suíço Turmix, deu início à venda do revolucionário sistema para escritórios na Suíça e na Itália. Dez anos depois possuía 3.500 pontos de venda e 180 mil usuários ou membros do Clube, como são chamam todos os consumidores que compram a máquina expressa. Começou então sua expansão internacional lançando o sistema na Grã-Bretanha, Malásia, Singapura e Taiwan.
Em 1998, expande seu raio de atuação ao introduzir, em parceria com Alessi, uma máquina expressa de café com design moderno. No final deste ano, lançou a sua primeira variedade Special Club. Desde então, todos os anos na mesma época, os membros do Clube podem descobrir e saborear novos cafés em edição limitada, oriundos de locais pouco habituais.
Em 2000, modernizou o design das suas máquinas de café e aumentou as opções de modelos, que passou a incluir modelos coloridos. O lançamento, em 2001, da Nespresso Concept Machine, uma máquina com impressionante design ergonômico e de utilização simples, conduziu a um recorde de vendas. Nessa mesma época iniciou à construção de um novo centro de produção de cápsulas de café em Orbe, na Suíça. O novo centro expandiu a capacidade de produção de cápsulas em 400% para atender a lata demanda e antecipar o aumento das necessidades e pedidos on-line, que durante o ano cresceu 94%. Em 2003, na Convenção de Sintercafé, na Costa Rica, anunciou o lançamento do seu Programa de Qualidade Sustentável AAA, criado para promover a produção e fornecimento de café de alta qualidade de uma forma sustentável.
Em 2005, as vendas da revolucionária máquina de café Nespresso Essenza ajudaram a firmar a posição da Nestlé Nespresso como líder européia em máquinas de café expresso. Em 2006, contratou o ator George Clooney para protagonizar um comercial de 50 segundos, intitulado A Boutique, para ser exibido nos cinemas e televisão em toda a Europa. A marca foi pioneira ao fornecer cafés de excelente qualidade que podiam ser degustados no conforto do lar ou fora de casa em locais como restaurantes, hotéis e cafés de luxo.
Os cafés, um capítulo à parte
Os vários tipos de cafés da Nespresso são chamados Grands Cru. A linha é composta por 12 Grands Crus, disponíveis regularmente, e a NESPRESSO apresenta a cada ano duas surpresas. O blend Special Club, de uma única origem ou variedade, por exemplo, chega às lojas na primavera do Hemisfério Norte. Dentre os vários tipos podemos destacar:
FINEZZO (cápsula amarela): Extraído em um volume maior de água (110 mililitros), lembra o estilo americano de tomar café. Leve na boca, é pouco encorpado, conseqüência da torra clara. Blend elaborado com grãos arábicas da América Central, cultivados em altas altitudes, do sul de Minas Gerais e da África Oriental, e com robusta africano (este último percebido em notas de cereais).
CAPRICCIO (cápsula verde): De aroma destacado, este café ressalta bem suas características de corpo, sabor, acidez, deixando uma finalização agradável. Foi o primeiro a ser servido em xícara de 40 mililitros, isto é, na maneira tradicional do espresso brasileiro. Blend elaborado a partir de arábica do Brasil e da América do Sul, com um toque de robusta da África Central. Como o Finezzo, apresenta torra leve.
COSI (cápsula marrom): Espresso de acidez pronunciada, característica de cafés arábicas provenientes de altitudes elevadas. Apresenta corpo equilibrado, baixo amargor, leve toque cítrico e uma finalização ligeira, com sensação picante ao engolir. Além dos grãos arábicas africanos e da América Central e a do Sul, o blend apresenta também uma pequena porcentagem de arábica brasileiro.
DECAFFEINATO INTENSO (cápsula cobre): Este café descafeinado surpreendeu ao exibir as mesmas características de um espresso típico, ou seja, uma bebida equilibrada entre o corpo, a acidez e o amargor. Aroma pronunciado e complexo, creme com cor homogênea, de avelã. Composto de grãos arábicas da América Latina, inclusive do Brasil, e de robusta africano.
ARPEGGIO (cápsula roxa): Ideal para quem aprecia um espresso forte, pois exibe amargor pronunciado e baixa acidez. Com torra acentuada, este blend tem grãos arábicas originários da América Central e a do Sul.
RISTRETTO (cápsula preta): O preferido dos degustadores, depois do Arppegio, este café foi extraído em 20 mililitros de água, volume-padrão do espresso ristretto italiano. Um blend de grãos da Colômbia e do Brasil, com a presença de robusta africano do Togo, torrados separadamente, para obter o melhor ponto. Chamou a atenção pelo corpo intenso e amargor resultando em uma finalização prolongada.
BOURBON AMARELO LIMITED EDITION (cápsula azul-claro): Elaborado com café brasileiro 100% arábica da conceituada variedade bourbon amarelo, da região de Poços de Caldas, na divisa entre os Estados de São Paulo e de Minas Gerais. Com aroma floral intenso, corpo equilibrado, leve toque de notas cítricas, doçura pronunciada, amargor elegante, final adocicado e redondo, foi unânime entre os provadores.
O conceito boutique
A Nespresso possui mais de 40 boutiques espalhadas pelas principais cidades cosmopolitas do mundo, onde difunde o seu conceito, de Nova York a São Paulo, de Dubhai a Paris, a empresa imprime um estilo de degustar cafés especiais, fazendo uso de seus equipamentos. Para difundir o produto, os funcionários contratos são baristas, aqueles que sabem apreciar o café e discorrer sobre seus diferentes aromas e também sobre a melhor forma de prepará-los.
É esse conceito que ajudou a marca a garantir crescimento e estar presente em mais de 40 países ao redor do mundo. A empresa é dividida em duas áreas comerciais: a In-Home (Nespresso Home), responsável por 85% das vendas e direcionada aos clientes domésticos, e a Out-of-Home ou Nespresso Business Coffee Solutions, que compreende 15% das vendas e oferece soluções em cinco canais principais: restaurantes, hotéis e cafés de alto padrão; fornecedores para eventos; luxuosos estabelecimentos comerciais e de atendimento a clientes; prestadores de serviços de viagem de primeira classe, e escritórios. Sediada atualmente em Paudex, na Suíça, a empresa emprega mais de 1.400 funcionários.
Os cafés, inclusive os comprados de produtores brasileiros, são torrados e móidos em Orbe, na Suíça, garantindo um padrão de qualidade internacional que fez da marca sucesso no mundo dos cafés.