Entre os dias 4 e 6 de setembro, a capital será palco da terceira edição do Brasília Fashion Festival, que se realiza no novo Centro de Convenções Brasil XXI. Mais do que um evento de moda, o BFF III será cenário para encontro de criação, negócios, entretenimento e, principalmente, inclusão social.
O Brasília Fashion Festival pode ser definido como a identidade da moda do Distrito Federal. A primeira e mais importante preocupação dos organizadores e criadores do evento é a inclusão e integração social, uma vez que a moda tornou-se dimensão agregadora de significados da sociedade pós-moderna.
Por isso, a terceira edição da semana de moda mais importante de Brasília aborda o tema Cultura Urbana: a moda como forma de comunicação que discursa sobre a realidade da sociedade atual. Ela comunica, expressa e representa as idéias, os valores e as formas da cultura popular.
Nos três dias de evento, três cooperativas, jovens talentos da cena candanga e convidados especiais apresentarão suas coleções para o verão de 2008. Além dos desfiles, e se preocupando com o comportamento atual da sociedade brasiliense, outras atrações farão parte deste encontro: dança, música, exposições, palestras e oficinas.
COOPERATIVAS
Com o espaço para participação das cooperativas populares que têm sua origem em trabalhos de inclusão e afirmação social, realizado com mulheres das periferias carentes do Distrito Federal o Brasília Fashion Festival reforça tendência atual e traz para a cena fashion também a memória cultural e criativa, o registro histórico do artesanato e da arte popular brasileira.
Em Brasília existem mais de 50 cooperativas registradas que se formaram a partir de trabalhos de inclusão social desenvolvidos por instituições privadas e órgãos do governo. Elas foram criadas para oferecer às mulheres carentes uma nova possibilidade de gerir sua família, resgatar auto-estima, gerar renda e, principalmente, atuar no mercado com dignidade
Hoje, no Distrito Federal, existem cerca de seis mil artesãs cadastradas. Muitas destas cooperativas produzem trabalhos ricos, que são exportados para fora do estado sem crédito ou reconhecimento.
Neste universo, o BFF trabalhou com 600 mulheres do Riacho Fundo, Ceilândia, Samambaia, São Sebastião, Santa Maria, Candogolândia e Brazilândia que, sob a coordenação do estilista Ronaldo Fraga, terão suas coleções na passarela do BFF.
PROJETOS PARALELOS
Em sua terceira edição, o BFF III apresentará também diversas ações que beneficiarão não só o setor têxtil, como também outras áreas como Turismo, Cultura e Meio-ambiente.
BFF Music Apresentação das bandas da cidade- Os Batucadeiros e Surdodum , do grupo DF Zulu, além do DJ Celsão e DJ Leo,
BFF Meeting Palestras e debates abordarão temas como tendências, comportamento, tecnologia, consumo e mercado.
BFF Office Oficinas de Bijuterias de Sementes, Customização de Camisetas, e de dança com o grupo DF Zulu.
BFF Tour Jornalistas e convidados terão à sua disposição guias turísticos que os levarão para passeios no Lago Paranoá e pontos turísticos da cidade.
BFF Planet Os organizadores do Brasília Fashion Festival vão garantir o plantio de 200 árvores na mata ciliar do Lago Sul na época de chuva na capital.
BFF Business Assim como nas edições anteriores, as coleções das cooperativas e talentos poderão ser comercializadas no varejo e no atacado durante os três dias de evento.
AGENDA
4 de setembro
Abertura oficial do evento
Início do projeto de cenografia com o grupo DF Zulu por meio do graffiti
Apresentação de Break com o grupo DF Zulu.
5 de setembro
Grafitti
Apresentação da banda Meninos Batucadeiros do Recanto das Emas.
6 de Setembro
Grafitti
Show de break
Encerramento com a apresentação do Projeto Surdodum, banda de percussão formada por deficientes auditivos.
Line Up
04/09
· 16h – Cia do Lacre
· 17h – Mariá Araújo / Leo Alves
· 18h – Fabíola Rodrigues
· 19h – Ludovika
· 20h – Fernanda Ferrugem
· 21h – Paranoarte por Sidma Kurtz
· 21h30 – Alexandre Herchcovitch
05/09
· 16h – Martha Medeiros
· 17h – Artemísia / Márcio Santos
· 18h – Levis
· 19h – Reinaldo Lourenço
· 20h – Andréa Monteiro
· 21h – Do Estilista
06/09
· 16h – Walter Rodrigues
· 17h – Fernanda Loren e Tatiana Ribeiro / Ray Mendel
· 18h – João Queyroz
· 19h – Fernanda Neves / Tatiana Guimarães
· 20h – Etnia das Artes por Icléia Coutinho
· 21h – Glória Coelho