A Árvore de Natal do Grupo Bradesco Seguros – a maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book of Records – chegou à 19a edição consecutiva neste ano de 2014 se firmando, ou melhor, flutuando entre os grandes cases de marketing.
Com o tema “Um Natal de Luz”, a árvore que flutua na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, até o dia 6 de janeiro, está entre os três maiores eventos da cidade, após o Carnaval e o Réveillon e se tornou referência internacional de Natal. Desde 1996, ano da primeira edição, a Árvore conta com o patrocínio exclusivo da Bradesco Seguros – seguradora oficial dos Jogos Rio 2016 – e o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
“A Árvore é um símbolo incorporado ao Natal dos brasileiros que encanta o mundo todo e que já faz parte da nossa história, transmitindo uma mensagem de paz e fraternidade. Além disso, a Árvore sempre motiva a reflexão das pessoas sobre os momentos vividos no ano que está terminando e também quanto às expectativas para o ano que se aproxima”, disse, em comunicado à imprensa, Alexandre Nogueira, Diretor da Bradesco Seguros.
Cada edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros envolve várias etapas – entre elas, concepção, montagem, inauguração, manutenção e desmontagem – que exigem diferentes equipes. Ao todo, 1.200 pessoas – entre produtores, engenheiros, técnicos e artistas – estão envolvidas no projeto.
A megaestrutura da edição 2014 da maior árvore de Natal flutuante do mundo começou a ser montada em 29 de setembro, com a chegada das vigas metálicas que compõem o arranjo naval para sustentação da estrutura da Árvore à Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas (Saoa), às margens da Lagoa Rodrigo de Freiras.
Com 85 metros de altura, o equivalente à de um edifício de 28 andares, a Árvore de Natal da Bradesco Seguros pesa 542 toneladas. A estrutura está sendo montada sobre uma base de 810 metros quadrados, composta por 11 flutuadores – que pesam entre 12 e 16 toneladas – interligados por vigas.
Para iluminar a maior árvore de Natal flutuante do mundo, foram instalados 3,1 milhões de microlâmpadas, 120 mil metros de mangueiras luminosas e 100 refletores de led RGBW, além de cinco geradores embarcados – quatro de 550 kVA para iluminação básica e um de 30 kVA para serviço e sinalização noturna.
Um carrilhão eletrônico importado da Itália – semelhante ao usado na Basílica de São Pedro, no Vaticano – reproduz eletronicamente os sons das badaladas de sinos originais, com alta fidelidade e nitidez. O sistema permite a execução de músicas em dias e horários programados, sem qualquer intervenção manual, garantindo que as canções sejam ouvidas às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Os números impressionam e aqui você fica o vídeo da noite de inauguração da árvore, com o show completo de artistas que transformam em sonhos o Natal do brasileiro.
Um belo case de marketing, uma vez que o carioca, segundo pesquisas de opinião, reconhece como da Bradesco Seguros esse símbolo flutuante do Natal, admirado em todo o mundo: a maior Árvore de Natal flutuante do mundo, com seus 24 km de estrutura tubular e 120 mil metros de mangueiras luminosas.
Foto: Marco Terranova/Divulgação Grupo Bradesco Seguros/2014