Adriano Araújo, CEO da multinacional britânica dunnhumby no Brasil, apresentou exemplos práticos e estratégias de negócios com foco no cliente em sua palestra na NRF BIG SHOW 2015, em Nova York.
Maior evento de varejo no mundo, em sua 104ª edição, a NRF 2015 reuniu milhares de varejistas e executivos para quatro dias de palestras, networking e conteúdo ligado ao varejo. Entre as apresentações realizadas durante o evento, estavam nomes como o de Ben Bernanke, ex-presidente do FED.
Ao lado de Edson Kawabata, diretor de estratégia do GPA (Grupo Pão de Açúcar), Adriano Araújo apresentou detalhes do processo de criação do Clube Extra, com destaque para importância de se conhecer melhor os clientes. Os 800 participantes puderam conferir exemplos de como o GPA está colocando os clientes no centro de suas decisões em sortimento, preço e promoções e comunicações personalizadas.
“O programa de fidelidade é o primeiro passo em uma longa jornada. O real valor vem de usar as informações e dados coletados pelo programa para melhorar a experiência de compra dos clientes. Esse é o maior foco da dunnhumby”, afirma Adriano Araújo, CEO da dunnhumby no Brasil.
Em 10 meses de existência o programa de fidelidade da bandeira Extra já tem 5 milhões de pessoas cadastradas, com evidências concretas de bons resultados, como o aumento da frequência de visitas dos clientes.
Ainda que muito presente no dia a dia de mercados desenvolvidos, a utilização de dados de clientes ainda é tímida no Brasil, daí a importância para o varejo brasileiro de entrar em contato com esse tipo de informação.
Análises da dunnhumby mostram que varejistas consolidados capturam somente 50% do share of wallet (ou das necessidades) de seus clientes mais fiéis.
Além disso, em um período de 6 meses, os clientes compram em até 7 varejistas diferentes para satisfazer suas necessidades. De acordo com Adriano, “a melhor estratégia, na maioria dos casos, não é adquirir novos clientes, mas crescer com base nos que já existem”.
O maior evento de varejo do mundo, contou em 2015 com 30 mil participantes, de mais de 30 nacionalidades diferentes, sendo um total de 1.877 brasileiros – a maior delegação estrangeira presente.
Sobre a dunnhumby
A dunnhumby é a maior empresa de ciência do consumidor do mundo e faz parte do grupo varejista Tesco. Há 25 anos no mercado, analisa dados de transações de mais de 700 milhões de shoppers globalmente e cria experiências de compra personalizadas em plataformas digitais, mobile e canais de varejo em geral. O processo estratégico da empresa, aliado à sua propriedade intelectual em inteligência de dados e sua capacidade multicanal, possibilita aos seus clientes construírem campanhas de fidelização que resultam em vantagem competitiva e crescimento sustentável.
No Brasil desde 2010 e com atuação em 30 países, a dunnhumby emprega quase 3.000 especialistas em escritórios pela Europa, Ásia, África e Américas. Entre seus clientes estão algumas das maiores empresas de varejo do mundo, como Kroger, Raia Drogasil, Tesco, Casino, Pão de Açúcar e Macy’s.