Pegando carona na ideia do “Crash the Super Bowl”, um concurso onde os consumidores criam as propagandas de Doritos, a SumOfUs.org criou um “comercial fake” com uma forte mensagem de protesto.
A crítica é sobre o desmatamento das florestas tropicais em razão da extração de milhares de plantações de óleo vegetal, o que consequentemente, segundo a entidade, deixa inúmeras espécies animais à beira da extinção. Ciente da repercussão do filme, que já conta com aproximadamente 1,5 milhão de visualizações no Youtube, a Pepsico soltou para a imprensa um posicionamento oficial falando sobre o caso:
“Não é surpresa que a contínua descaracterização pela SumOfUs dos nossos compromissos relacionados com o óleo de palma seja falsa e contrarie a resposta positiva que nossas políticas receberam de organizações especializadas nessa área. A PepsiCo reafirma que está absolutamente comprometida com a meta de utilizar 100% do óleo de palma sustentável em 2015 e com desmatamento zero em nossas atividades e de nossos fornecedores. Esta última peça de relações públicas, com foco em ficção em lugar de fatos, não contribui para a promoção do diálogo ou promove mudanças positivas. Nós consideramos nossas políticas eficazes e continuaremos a apoiá-las”.
Relembre o filme: