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SUPER BOWL 2015: VITÓRIA DO PATRIOTS E DA PUBLICIDADE - Revista Publicittà SUPER BOWL 2015: VITÓRIA DO PATRIOTS E DA PUBLICIDADE - Revista Publicittà

SUPER BOWL 2015: VITÓRIA DO PATRIOTS E DA PUBLICIDADE

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O New England Patriots (numa tradução literal, os patriotas da Nova Inglaterra) venceram o Super Bowl XLIX. A publicidade também venceu e a Revista Publicitta renova seus votos no futuro que começa hoje.

Hoje, dia 2 de fevereiro, tem início, de fato, a festa no mar de Dorival Caymmi e as grandes campanhas da publicidade norte-americana, sobretudo das empresas multinacionais que se espalharam pelo mundo desde o final da Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos lideraram os países aliados e desbancaram a Inglaterra do trono. A Nova Inglaterra, os EUA, conseguiram trocar a referência monetária do mundo, do ouro para o dólar, e assumiram o domínio de maior nação industrializada do mundo. Os patriotas da Nova Inglaterra ganharam o jogo mais disputado e mais visto daquele imenso país ao vencer os falcões do mar de Seatle. Resultado: New England Patriots 28 X 24 Seatle SeaHawks.

E se tem futebol, ainda que o americano, no lendário estádio de Glendale, no Arizona, tem que ter brasilidade. E fomos muito bem representados pela top model Gisele Bündchen, mulher do quarterback Tom Brady que liderou a conquista dos patriotas com passes certeiros para quatro touchdowns, quando o jogador consegue passar por todos os adversários com a bola e marcar pontos preciosos e mais valiosos em disputas acirradas. Foi de Tom Brady 13 passes decisivos para a vitória, embora o lance final tenha sido decidido pelo novato Malcom Butler, que conseguiu interromper a corrida dos falcões do mar nos momentos finais e que poderia ter dado ao Seatle Seahawks o bicampeonato da liga norte-americana, a poderosa NFL.

E Gisele brindou os fãs que a seguem nas redes sociais, como o Facebook, ao chegar ao estádio e postar uma bela foto de sua exuberante alegria que desde ontem corre o mundo e que estampa essa postagem. Não tem como não apreciar mais que a beleza de Gisele, a sua espontaneidade. Mil likes, milhões deles seriam insuficientes para traduzir o quanto sua fina estampa nos orgulha e nos enche de esperança e confiança e melhores e brilhantes dias. 

Gisele é o melhor retrato do que a publicidade quer: alegria, o saber viver que os franceses expressam tão bem como savoir-faire, exatamente o saber fazer; o fazer a diferença.

Em comum, a publicidade que o Super Bowl passa a irrigar o mundo tem mesmo esse conceito: o saber fazer, o fazer a diferença. É a tartaruga da fábula de Mercedes que, finalmente, a bordo do carrão que tem como ícone a estrela, derrota a lebre numa corrida. É o McDonalds que aceita uma nova moeda para lanches, o amor. É a Microsoft que propaga que a capacitação capaz de reduzir diferenças, estreitar os longos caminhos da jornada pela vida pode surgir de pequenos gestos.

São gestos que cativam, sorrisos que se espalham e, claro, um pouco de humor porque ninguém é de ferro.

De volta aos dias que seguem: que o voo de Katy Perry, patrocinado pela Pepsi, como um cometa, seja o presságio de dias melhores. Precisamos, todos, de esperança para levantar pela manhã olhar para trás e ter a certeza de que valeu a pena.

Hoje, dia de Yemanjá, começo de ano para muitas das abnegadas almas africanas que construíram o Brasil, com suor, trabalho e a dor da escravidão,  que contemplaram nos espelhos d’água das profundezas do mar navios negreiros naufragados conduzindo outras almas que aqui aportariam sonhando com uma terra de promessas curaram suas dores no manto da Rainha do Mar e seguiram em frente, rumo às estrelas. É de dores e de promessas de felicidade que a vida segue mesmo o seu curso infinito enquanto dure, como dizia o poeta que cantou em versos os homens do mar e Yemanjá. Salve Vinicius de Moraes.

Em 2007, no dia 2 de fevereiro, quando iniciamos essa revista digital, tivemos um longo percurso até aqui, alguns navios nos quais depositamos nossas prendas se perderam nos mares, naufragaram com as notícias que deveríamos ter postado, mas outros retornaram ao cais e, portanto, ao aqui ocuparmos novamente esse espaço a bordo de um navio repaginado, após tanto tempo de estaleiro, temos certeza de que conseguiremos com vocês, nossos leitores, avançar por novos portos, novos mares. É assim, ao sabor suave das ondas, que renovamos o nosso compromisso de seguir em frente.

Odoyá, odoyá Yemanjá!!!

Carlos Franco

Editor-chefe

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