A Cencosud — o grupo chileno de supermercados e shoppings — vai vender suas operações no Brasil pressionada por credores que estão se articulando para fazer uma venda total ou parcial da operação brasileira, segundo informa na manhã desta quarta-feira, dia 4 de fevereiro de 2015, a coluna VEJA Mercados, do Grupo Abril, assinada por Geraldo Samor.
Desde 2009, segundo Geraldo Samor, o Cencosud investiu 4,5 bilhões de dólares em oito aquisições no Brasil, Chile, Colômbia e Argentina.
No Brasil, o grupo comprou o Bretas, em Minas Gerais, o Prezunic, no Rio, e o GBarbosa, no Nordeste. Mas a integração das operações foi um pesadelo, e a empresa está próxima de estourar limites de endividamento.
Resultado: depois de atingir um valor de mercado de 19 bilhões de dólares no fim de 2010, o Cencosud vale hoje apenas 7 bilhões de dólares. O CEO que encheu o carrinho com essas aquisições deixou a empresa em novembro e agora é CFO da FEMSA, a cervejaria mexicana.
Sob pressão dos bancos, o Cencosud agora começa a desenhar uma estratégia para dar a volta por cima.
Com um clique aqui você lê a íntegra da coluna de Geraldo Samor, que prevê o acirramento da concorrência no segmento.
No final da tarde desta quarta-feira, dia 4 de fevereiro de 2014, a Revista Publicittà recebeu, por e-mail, enviado pela CDN, assessoria de imprensa do Grupo Cencosud, o seguinte posicionamento oficial:
“O Grupo Cencosud nega a informação de quaisquer reestruturações de suas operações no Brasil. A empresa desconhece interesses de vender no todo ou em parte os seus negócios no País.”