O jornal O Estado de S. Paulo anuncia a entrada na área de publicações editoriais em grande estilo. Escolheu como parceiro uma das maiores referências mundiais no setor de turismo e lança, este mês, os Guias Estadão Time Out. Imprescindível na bagagem de quem viaja a qualquer lugar do mundo, o projeto envolve ainda a criação de portal na internet (www.guiatimeout.com.br) e coluna no caderno semanal Viagem & Aventura do Estadão. Os primeiros roteiros a chegar às livrarias de todo Brasil e bancas vip são Miami e Buenos Aires, com patrocínio da Visa estampado na capa da publicação. Em outubro circula o guia completo sobre Dubai, patrocinado pelo Emirates Airlines, e em novembro está previsto o lançamento de Paris e Nova York. O preço de capa é de R$ 49,90. Cada edição apresenta entre 300 e 400 páginas de conteúdo editorial. Os guias já podem ser encontrados na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, nos estandes da La Selva e da Siciliano.
Os guias Time Out vendem, em média, 825 mil exemplares por ano ou 15 mil por semana. Um dos grandes diferenciais da publicação é a maneira de expor as cidades e suas peculiaridades. A redação fica a cargo de uma equipe local, conhecedora dos melhores segredos do lugar. Com texto refinado e opinativo, quase sempre irreverente, detalha diferentes aspectos da cidade de maneira leve e divertida, fugindo do senso comum.
Disposta a se tornar a maior plataforma de cultura e entretenimento global, a Time Out licencia desde 2002 sua marca editorial em 14 países. Os guias podem ser encontrados em 6 línguas inglês, francês, italiano, espanhol, chinês e agora em português. O modelo adotado no Brasil é o único em que o parceiro local une sua marca ao da Time Out. Trata-se de uma marca com forte percepção no mundo inteiro. Ter um parceiro como o Grupo Estado no Brasil potencializa ainda mais a relevância do produto, afirma o publisher Silvio Giannini, detentor da marca no País.
Cross media – Todo o conteúdo dos guias estará disponível no portal, experiência inédita também para a Time Out. Na opinião de Giannini, quem pensa em viajar vivencia três momentos: o sonho, o planejamento e a compra do serviço. A internet, por suas características de romper fronteiras, é o lugar ideal para a pessoa sonhar com a viagem. Em suas páginas virtuais é possível conhecer lugares, fazer consultas e planejar cada momento. Nessa hora, o internauta terá à disposição no portal Time Out uma série de ferramentas para pesquisar e comprar os serviços, resultado de parceria comercial firmada no Brasil com a Submarino Viagens. Depois, quando embarcar rumo ao seu destino, será o guia impresso que acompanhará o viajante. Seremos, em pouco tempo, o maior site de turismo do Brasil. Será um site transacional para venda de pacotes turísticos, de prestação de serviço e de um conteúdo sem igual no País. De imediato serão disponibilizados na internet 230 destinos essenciais, sendo 30 deles nacionais, e cinco guias completos. Em outubro a expectativa é oferecer informações sobre mais 100 destinos, adianta Cláudio Santos, diretor Corporativo do Grupo Estado.
A qualidade editorial do caderno Viagem & Aventura do Estadão foi fundamental dentro do conceito cross media do projeto. Às terças-feiras será veiculada coluna de meia página elaborada pela equipe do suplemento. Os textos da Time Out são opinativos todo o tempo. Nossa redação será responsável pela elaboração do conteúdo do Brasil, disponível na coluna semanal e na internet, afirmar o editor-executivo Ilan Kow. O patrocínio da Visa também se estende para a internet, como anunciante exclusivo do segmento de cartões de crédito, e para a coluna no jornal.
A campanha publicitária ficará a cargo da agência Leo Burnett. Já a comunicação com o trade publicitário leva assinatura da Matos Grey. O investimento em comunicação totaliza R$ 2 milhões. Para Antonio Hercules Jr., diretor de Mercado Leitor e Marketing do Grupo Estado, esse é um dos mais ousados projetos de extensão da marca Estadão, com previsão de lançamento de novos produtos no mercado editorial em 2008. Essa parceria com a Time Out é o início de uma série de novidades previstas para o próximo ano, adianta.