Setembro é considerado o mês do meio-ambiente. O setor de Lavanderias um dos que mais visam à preservação de tudo o que é relacionado à água, como mananciais, rios e o próprio lençol freático está constantemente preocupado em mostrar ao consumidor também outras vantagens de se optar pela higienização profissional. Há dois anos, lançamos a campanha Roupa limpa com garantia só na lavanderia. O intuito era frisar que tanto as lavanderias domésticas quanto as especializadas em hospitais; jeans; hotéis, motéis e restaurantes; tapetes, estofados e cortinas; entre outras, podem trazer benefícios como a conservação dos tecidos, a higienização e conservação adequadas das peças e, acima de tudo, são ecologicamente responsáveis, já que tratam os efluentes antes de despejá-los na natureza. As lavanderias também economizam água e a relação custo-benefício para o cliente é muito boa, explica José Carlos Larocca, presidente do Sindilav e empresário do setor.
Com a campanha, intitulada Roupa limpa com garantia só na Lavanderia*, a intenção do Sindilav é que aumente a procura pelos serviços de lavanderia em 30 %. Tudo é possível de higienizar em lavanderias: dos uniformes de fábricas às toalhas de mesa; dos tênis da criançada às persianas; do lençol do hospital até o bicho de pelúcia de um bebê. As pessoas precisam saber disso, diz Larocca.
A campanha
Criada pela agência Occa m.PL Design e Comunicação, a campanha terá várias peças, cada qual destinada a um segmento de veículo de comunicação. Para se ter idéia, para o segmento de EPIs (Equipamentos de Proteção Industrial) serão três anúncios na Revista Cipa. Para o segmento Hospitalar, serão três anúncios na Revista Fornecedor Hospitalar. Para o segmento de Hotéis, Motéis e Restaurantes serão três anúncios na Revista Hotel News/Equipotel. Para o segmento de Tratamento de Jeans, serão três anúncios na Revista Têxtil.
Já o consumidor final será conquistado de outra maneira: o Sindilav e as lavanderias se farão presentes por meio de diversas vinhetas eletrônicas que serão veiculadas em cinemas de várias regiões da Grande São Paulo e em cidades como Campinas, Santos e Jundiaí. Uma ação de mídia online, focando as lavanderias domésticas, ocorrerá com a veiculação de banners no UOL, um grande portal da Internet.
Novo site trará informações sobre higienização e lavanderias
Página inicial do site Use Lavanderia: www.uselavanderia.com.br
A campanha do Sindilav, cuja duração prevista é de cinco meses, vai além: todos os anúncios veiculados levarão o endereço de um novo site criado especialmente para a campanha: www.uselavanderia.com.br. Poderemos, assim, desdobrar a campanha para outras mídias, visando à integração do conceito da importância das lavanderias na vida das pessoas, comenta o presidente do Sindilav.
O site fornece informações diversas, como a contribuição das lavanderias para o meio- ambiente e links de buscas de lavanderias que são associadas ou são contribuintes do Sindilav. Ele também disponibiliza a simbologia das etiquetas de lavagem e faz uma divertida brincadeira de dicas de como não se deve lavar uma roupa. Conta, ainda, com uma calculadora que estima o uso de água em uma casa e em uma lavanderia. O site é bastante interativo e tem como função reforçar a campanha.
Na campanha do Sindilav, serão investidos cerca de R$ 200 mil, valor proveniente das contribuições do setor ao sindicato.