Não é apenas no mundo real que o Bradesco é completo. O banco lança hoje sua ilha no Second Life (SL), primeira iniciativa completa no Brasil de uma instituição financeira no ambiente virtual 3D. Desenvolvido pela AgênciaClick, o ambiente é um pólo de interação criativa e coletiva, que oferecerá conteúdo por meio de cursos, oficinas e exposições e estimulará a produção colaborativa no universo virtual. O nosso grande objetivo ao criar a ilha era oferecer um espaço com conteúdo. Pensando nisso, a ilha terá um Centro Cultural que trabalhará com três eixos temáticos: economia e negócios; responsabilidade socioambiental e artes, afirma Luca Cavalcanti, Diretor de Marketing do Bradesco.
Na área de economia e negócios o foco será o empreendedorismo inovador. Serão realizados cursos e oficinas de economia, finanças e negócios com convidados do Brasil e do exterior. A responsabilidade socioambiental também terá destaque no Centro Cultural. O conteúdo dos cursos passa desde a gestão de estoques até as políticas de Recursos Humanos, sempre associados à questão da sustentabilidade. O terceiro eixo será voltado às artes. Um ambiente de exposição dentro da Ilha Bradesco privilegiará obras de arte e de comunicação com vínculo nos temas discutidos nos cursos e oficinas.
O Bradesco optou por um modelo inédito de parceria com instituições conceituadas para administração de áreas no interior da Ilha. A primeira iniciativa conta com a colaboração de Gilson Schwartz, professor da Universidade de São Paulo (USP), que atuará como curador do Centro Cultural e terá a responsabilidade de coordenar a agenda de eventos, cursos e oficinas; organizar um trabalho de rede com outras instituições, além de ministrar aulas na área de economia e finanças. Para cada tema das oficinas e cursos, criaremos comunidades que ajudarão a construir um acervo de análises e opiniões. O objetivo do Centro Cultural não é somente distribuir conteúdo, mas valorizar a produção colaborativa, diz Schwartz.
Esta é uma ação pioneira de um banco no Second Life, que reforça a ligação do Bradesco com as novas tecnologias e a preocupação em atender seu cliente também num novo ambiente, afirma Abel Reis, VP de Tecnologia e Projetos da AgênciaClick. Todas as áreas de atuação do banco serão representadas na Ilha Bradesco, onde o internauta também poderá obter ajuda para usar o Second Life. Desenvolvemos um canal de atendimento exclusivo para sanar as dúvidas dos avatares com relação à atuação do Bradesco, seus produtos e serviços. O atendimento é realizado por profissionais capacitados e estará disponível nos dias úteis, das 12h às 22h, explica Marcos Bader, Diretor do Bradesco Dia&Noite.
Hoje, o Brasil ocupa a segunda posição do ranking de países em número de usuários no ambiente virtual 3D. O brasileiro tem um grande entusiasmo por espaços de relacionamento, como Second Life, Orkut e MSN. Existe uma ânsia por interagir e colaborar, o que contribui para a propagação das redes sociais, comenta Reis. A AgênciaClick foi a primeira agência de interatividade brasileira a inaugurar uma filial no universo tridimensional, que soma atualmente 9,6 milhões de residentes no mundo.
Para o lançamento da Ilha Bradesco, foram necessários seis meses de preparação. O resultado é ambiente onde o banco tem uma presença completa, interativa e com conteúdo, a exemplo do mundo real. Bradesco Prime, Seguros, Conta Universitária, Fundação Bradesco, Centro Cultural e um lounge fazem parte da ilha da instituição financeira no metaverso. Aliás, o lançamento será marcado por uma festa no Lounge Conta Universitária, na próxima quinta-feira, às 20 horas. Além da ilha no Second Life, a AgênciaClick criou um hotsite onde os internautas podem conhecer todas as novidades do Bradesco no mundo virtual.
AgênciaClick – Maior agência de interatividade e propaganda on-line do Brasil, a AgênciaClick agora faz parte da Isobar, a principal rede de serviços de comunicação digital do mundo, pertencente ao grupo inglês Aegis. No Brasil, a AgênciaClick possui escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília e uma equipe com mais de 300 colaboradores. Em 2006, consagrou-se como a primeira agência de Internet a ganhar o Prêmio Colunistas Brasil como Agência do Ano, um marco na história da publicidade brasileira. Nos últimos seis anos, já são 17 CyberLions no Festival de Publicidade de Cannes incluindo a conquista do 1º Grand Prix brasileiro no CyberLions de Cannes , além de ouros, pratas e bronzes nos Festivais de Publicidade El Ojo, One Show Interactive, Festival Internacional de Publicidade em Língua Portuguesa, Clube de Criação de SP e o pentacampeonato no Prêmio MM Online, como Agência do Ano. www.agenciaclick.com.br