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Propaganda Responsável - Revista Publicittà Propaganda Responsável - Revista Publicittà

Propaganda Responsável

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Publicação versa sobre a responsabilidade das empresas em divulgar seus produtos ou marcas por meio de anúncios que possam transmitir mensagens distorcidas em torno da ética e do seu papel social corporativo. Livro traz um rico conteúdo teórico e análise de 131 anúncios veiculados na mídia impressa e eletrônica de 59 empresas.   

Ana Claudia Marques Govatto, mestre em Comunicação Social e professora universitária, acaba de lançar pela Editora Senac São Paulo o livro “Propaganda Responsável: é o que todo anunciante deve fazer”, fruto de um estudo que objetivou analisar a responsabilidade social corporativa a partir do cumprimento e da atenção aos postulados éticos das relações de consumo e da propaganda de acordo com os valores morais e éticos da sociedade brasileira.


Segundo a autora, o trabalho pretendeu ainda abordar a postura ética nos negócios, o engajamento e o compromisso social de empresas e como as organizações têm agregado a responsabilidade social à comunicação publicitária. Trata-se de um momento de reflexão e da função social das empresas, a chamada responsabilidade social corporativa, cuja base é a conduta ética nos negócios em todos os seus estágios e esferas de ação, inclusive no que diz respeito à propaganda como instrumento de troca de informações e de transmissão de significados de uma organização.


No decorrer do livro, a autora menciona algumas propagandas, inclusive premiadas, nas quais aparecem cenas que induzem crianças ao perigo ou adultos que dirigem sem cinto de segurança, por exemplo. Segundo ela, a propaganda proporciona visibilidade para as empresas, com o propósito de influenciar suas vendas e sua performance no mercado. Entende-se que a propaganda deve ser coerente com a prática empresarial, sob pena de ficar desacreditada e tal fenômeno deve ocorrer também quando a empresa diz praticar a responsabilidade social.


“Partindo do princípio de que a propaganda é influenciadora de comportamentos, disseminadora de informação, expositora de valores e detentora de forte apelo estético que pode estimular modismos, este livro traz a análise de peças publicitárias de empresas anunciantes que se colocam na posição de organizações socialmente responsáveis perante a sociedade. Para tanto, optou-se pelo embasamento teórico e pela análise de documentos empresariais, postulados éticos e peças de propaganda veiculadas”, explica Ana Claudia. A autora pretende com seu trabalho estimular os dirigentes e executivos a repensarem as mensagens publicitárias das organizações levando em consideração o quanto elas podem impactar positivamente comportamentos.


Como forma de divulgar o livro, estão programadas para o final do mês de setembro, diversas ações com a participação de universidades, empresas e formadores de opinião, seguidas de debates com profissionais das áreas de Comunicação e Marketing, além da Bienal do Livro, do Rio de Janeiro.


Sobre o livro


Título: Propaganda Responsável – é o que todo anunciante deve fazer

Autora: Ana Claudia Marques Govatto

Páginas: 146

Editora: Editora Senac São Paulo

Onde encontrar: livrarias (Cultura, Fnac, Siciliano) e pela internet (americanas.com, submarino, sites das livrarias e da editora)


Sobre a autora


Ana Claudia Marques Govatto, mestre em comunicação social, pós-graduada em marketing e graduada em publicidade e propaganda. Coordenadora dos cursos de Comunicação Social da Universidade Imes e professora de planejamento da comunicação em cursos de graduação e pós-graduação. É consultora e  palestrante em responsabilidade social empresarial, ética nos negócios e terceiro setor há mais de uma década em sua própria consultoria M. Govatto & Associados.

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