O Desenvolvimento é a nossa História é o tema da exposição que será aberta no próximo dia 2 de outubro, no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A mostra, que fica em cartaz até o dia 11 de outubro, será inaugurada em solenidade marcada para as 18 horas, com a presença do presidente do Banco do Nordeste, economista Roberto Smith, e de parlamentares da bancada nordestina, entre outras autoridades.
A exposição, marco dos 55 anos de criação do Banco do Nordeste do Brasil, reúne fotos, vídeos e outros documentos históricos, levando seus visitantes a um passeio por momentos marcantes da história do maior banco de fomento regional da América Latina.
Dentre as atrações, vídeos de dois programas “Amaral Neto – O Repórter”, do início da década de 1970. Um deles, com locução de Cid Moreira, é uma viagem pelo Nordeste, apresentando suas potencialidades.
No outro, Amaral Neto mostra projetos financiados pelo Banco e entrevista o economista Rubens Costa, presidente do BNB de 1967 a 1971, destacando o financiamento do Banco para a infra-estrutura das grandes cidades do Nordeste.
A exposição traz, ainda, documentos históricos como o primeiro estudo sobre a economia do Nordeste, elaborado e publicado pelo BNB, por meio do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), e diversos documentos relativos à criação do BNB.
Criado no segundo governo Vargas, em 1952, o Banco do Nordeste afirmou-se ao longo dos anos como instituição especializada na formulação, financiamento e execução de programas e projetos de desenvolvimento econômico para a Região, visando integrar o Nordeste à dinâmica econômica, social e cultural do País R11; o que lhe assegurou a posição de principal agente financeiro do Governo Federal para a Região.