Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
Carro ecológico - Revista Publicittà Carro ecológico - Revista Publicittà

Carro ecológico

0

A Renault apresenta o carro-conceito Logan “Renault eco²”, um veículo experimental que participará do próximo Desafio Bibendum Michelin em Xangai (China). Veículo econômico por excelência, o carro-conceito Logan “Renault eco²” também é ecológico, pois satisfaz os três critérios do Programa “Renault eco²”, referentes à produção, utilização e reciclagem. Este carro-conceito se destaca pela sua eficiência em termos de emissões de CO2, com apenas 97g/km.

Lançada em maio deste ano, a assinatura “Renault eco²” ilustra o comprometimento da Renault em oferecer veículos ecológicos e econômicos, ou seja, modelos que ofereçam resultados mensuráveis em todas as etapas do ciclo de vida e progressos tecnológicos acessíveis para o maior número possível de clientes. Para receber a assinatura “Renault eco²”, o veículo deverá atender a três critérios:
– Ser produzido em uma fábrica certificada pela norma ISO 14001;
– Emitir menos de 140g de CO2/km ou ser movido a algum tipo de biocombustível;
– Ser reciclável no fim do ciclo de vida em 95% e conter pelo menos 5% de materiais plásticos provenientes de reciclagem.

Hoje, 40% dos modelos da Renault já recebem a assinatura Renault eco².

Por ocasião do Desafio Bibendum Michelin – que acontecerá de 14 a 17 de novembro de 2007 em Xangai, na China – a Renault apresenta o carro-conceito Logan “Renault eco²”. Trata-se de um veículo experimental, que participará do concurso organizado pela Michelin.

Econômico por excelência, o carro-conceito Logan “Renault eco²” foi produzido em Pitesti (Romênia), uma fábrica certificada pela norma ISO 14001 desde 2005. Ele carrega a bordo 8,3% de material plástico reciclado e 95% da sua massa é reciclável. Enfim, um esforço especial foi dedicado à redução das emissões de CO2 para ficar abaixo da marca de 100 g/km.

Equipado com o motor 1.5 dCi – capaz de desenvolver 85 cv de potência – compatível com o combustível B30 (diesel com adição de 30% de Biodiesel), o carro-conceito “Renault eco²” se beneficiou de várias otimizações e soluções técnicas, que também são rotas de desenvolvimento para os futuros veículos da linha Renault. As suas soluções referem-se a:
– Conjunto motor e câmbio: A Renault realizou modificações nos pistões e no sistema de injeção, visando a melhorar a combustão, ajustes nas folgas de diversos componentes e nos lubrificantes com o objetivo de minimizar os efeitos do atrito, além de nova configuração da caixa de câmbio.
– Aerodinâmica: A utilização dos geradores da VORTEX (pequenos elementos aerodinâmicos posicionados no teto do veículo, que permitem diminuir o seu atrito), adoção de uma chapa flexível sob o pára-choque dianteiro, defletores de rodas e a instalação de um spoiler traseiro permitiram reduzir o do Cx do carro-conceito Logan “Renault eco²” de 0,36 para 0,29.
– Aderência ao solo: Este carro-conceito é equipado com pneus Michelin “Pure” 185/65 R15 de baixa resistência ao rolamento. A Renault também realizou mudanças na regulagem dos ângulos e na inclinação das pinças, com o objetivo de reduzir os atritos.
– Diferentes ganhos em relação aos consumidores de energia, como, por exemplo, um alternador que controla a carga da bateria da forma mais exata possível.

A combinação destes diferentes dispositivos permite que o carro-conceito Logan “Renault eco²” apresente um baixíssimo nível de emissões de CO2, de apenas 97 g/km (homologação em ciclo misto conforme a norma NEDC), ou seja, um consumo de 3,9 l/100 Km.

Além disso, o painel de instrumentos do carro-conceito Logan “Renault eco²” dispõe de um auxílio à mudança de marchas do tipo indicador da alavanca de câmbio, para que o próprio condutor possa otimizar o consumo e a redução das emissões de CO2. Se o condutor utilizar continuamente o indicador da alavanca de câmbio, o nível de emissões de CO2 do carro-conceito Logan “Renault eco²” poderá ser inferior aos 97 g/km homologados.

Com o carro-conceito “Renault eco²”, a Renault deseja novamente demonstrar que é possível associar “ecologia e economia” e reafirmar que as soluções ecológicas mais eficazes são aquelas acessíveis a um grande número de consumidores.

Share.

About Author

Comments are closed.