A Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira escolherá neste sábado (13) seu samba-enredo para o carnaval 2008, cujo tema é “100 anos do frevo, é de perder o sapato. Recife mandou me chamar…”, de autoria do carnavalesco Max Lopes. A disputa, entre quatro parcerias, será na quadra da escola, que abre ao público a partir das 21h. O vencedor deve ser conhecido na madrugada do domingo.
Os grupos de compositores finalistas são formados por Gilson Bernini, Gabriel, Rafael dos Santos, Wagner Abrahão e Elcio do Pagode; Índio da Mangueira, Pedrinho do Cavaco, Daniel do Riachuelo e Luisinho Oliveira; Lequinho, Jr. Fionda, Francisco do Pagode, Silvão e Aníbal e Renan Brandão, Marcus Monis e Machado
A evocação da Mangueira ao frevo será mais uma das inúmeras iniciativas da Prefeitura do Recife para celebrar, neste ano, o centenário do ritmo mais popular de Pernambuco. Além de patrocinar o desfile da escola, a administração municipal já promoveu diversas outras ações, como o lançamento do CD duplo “100 anos de Frevo – é de perder o Sapato”, numa parceria com a gravadora Biscoito Fino. No CD, estão grandes clássicos do frevo gravados por 16 artistas, entre os quais estão Lenine, Maria Bethânia, Luis Melodia, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Edu Lobo. “Queremos fortalecer e promover o frevo em todo o mundo como expressão musical capaz de ser reconhecida internacionalmente por sua imensa riqueza sonora”, afirma Lygia Falcão, secretária de Gestão Estratégica e Comunicação e coordenadora do Projeto 100 anos do Frevo..
Também em homenagem ao frevo foram realizados seminários, concursos de ensaios e de música carnavalesca, documentário e divulgação do Carnaval Multicultural do Recife em festas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Até o final do ano, também sairá um livro de capa dura, ao estilo das publicações de arte, sobre o centenário do ritmo pernambucano. Com a publicação, a Prefeitura do Recife, com patrocínio da Petrobrás, pretende preservar a História do Frevo e mostrar sua contribuição para a cultura brasileira, destacando seus principais fatos e personagens através de textos literários e críticos, fotos e ilustrações (manuscritos de letras, partituras, fotos de antigos carnavais e do deste ano etc).