A chegada de três caminhões extrapesados da Volkswagen está sendo anunciada com ações inovadoras criadas pela AlmapBBDO. O trabalho está voltado para a Fenatran – Salão Internacional de Transporte -, que começa hoje no Anhembi, em São Paulo, onde os veículos serão expostos pela primeira vez. As tecnologias Bluetooth e a novíssima Mixed Reality darão ao público a oportunidade de conhecer cada detalhe dos modelos.
Promete causar sensação na feira a ação que usa a tecnologia Mixed Reality: um caminhão é projetado numa tela de plasma. A máquina passa, então, a ser comandada pela mão do visitante assim que ele a coloca diante de uma webcam. À medida que a pessoa movimenta a mão, o caminhão na tela se mexe nas mesmas direções, podendo ser visualizado em diferentes ângulos.
E tem mais: os visitantes da feira que tiverem à disposição a tecnologia Bluetooth no celular poderão receber 3 wallpapers e 2 ringtones. Os papéis de parede trarão imagens de um caminhão de Fórmula Truck, um do exército e um 25-370. Os toques para celular reproduzem o barulho do motor ou da freada do caminhão.
Para ter a sensação de estar dirigindo um extrapesado Volkswagen, quem estiver na Fenatran poderá assistir também a um filme dentro da cabine dos caminhões. Quando o visitante entra no caminhão e fecha as portas, o filme é projetado no pára-brisa do veículo. Uma mulher virtual é a guia do visitante e, ao lado dessa tela, aparecem especificações técnicas do produto. No final da apresentação, o filme reproduz uma estrada proporcionando um test-drive virtual com sonorização ambiente.
A entrega de folhetos para apresentar os novos caminhões terá um apelo visual que segue o tema usado no anúncio. Os visitantes do salão encontrarão duas moças, uma delas muito alta e com uma camiseta bastante justa com os dizeres: Muito veículo para pouca carga? E outra moça baixa com a pergunta estampada numa camiseta enorme: Muita carga para pouco veículo?.
A participação dos novos extrapesados da Volkswagen na Fenatran está sendo anunciada em jornal, revistas especializadas, na revista Veja e na revista Boletim Bússola, da TAM. O anúncio mostra situações engraçadas em que um veículo pequeno carrega muita carga e um outro muito grande não é bem aproveitado. Nas páginas seguintes, aparecem os três caminhões e o posicionamento da campanha, que destaca a versatilidade dos modelos.
A peça gráfica foi recriada em materiais de internet que estão em vários sites na rede. A campanha conta ainda com texto de cabine em rádios de São Paulo.