O piloto inglês Lewis Hamilton tem um compromisso de responsabilidade, em São Paulo, quinta-feira (18.10), no bar Museum, às vésperas da final do campeonato mundial de F1, quando poderá se tornar o melhor do mundo em sua primeira temporada na F1. Hamilton vai ser o Piloto da Vez de um consumidor brasileiro na volta do happy hour, mostrando que bebida e direção não combinam. A ação faz parte do Movimento Piloto da Vez, criado por Johnnie Walker a partir do patrocínio da marca à equipe Vodafone McLaren Mercedes de F1. O finlandês Mika Häkkinen também marca presença no happy hour e mostra como o Piloto da Vez pode ser escolhido entre os amigos.
O privilegiado que ganha a carona de Hamilton vai ser escolhido por meio de um concurso cultural realizado pelo portal UOL, parceiro do Movimento Piloto da Vez. A revista VIP dá destaque para o concurso em seu site. Os autores das 15 melhores respostas para Por que você quer ter Lewis Hamilton como seu Piloto da Vez? ganham prêmios especiais, como convite para o happy hour com presença dos pilotos e ingressos para assistir aos treinos ou a corrida em Interlagos. O autor da frase mais criativa ainda ganha carona de Lewis Hamilton na volta do happy hour.
Pesquisa inédita – A carona é um ato simbólico para lembrar que bebida e direção não combinam. Uma pesquisa inédita realizada em agosto pelo instituto Synovate com 1500 entrevistados maiores de 18 anos em todo o Brasil revelou que 84% dos brasileiros apostam que ser o piloto da vez pode ser a solução para acabar com a mistura de álcool e direção nas ruas do Brasil. Segundo os entrevistados, 72% dos motoristas podem se sentir motivados a aderir ao Movimento. Um número, porém, mostra a realidade na qual Lewis Hamilton e os parceiros do Movimento Piloto da Vez atuam: apenas 10% dos entrevistados consideram que os brasileiros pensam no risco de dirigir após consumir bebidas alcoólicas.
O Synovate é o quarto maior instituto de pesquisa do mundo, formado em 2004 pela junção de diversos institutos. Estão entre seus clientes empresas como Coca-Cola, Unilever e Mercedes-Benz.