A montadora Škoda, que surgiu na República Tcheca em 1965 e passou a integrar o elenco de marcas do grupo alemão Volkswagen em abril de 1991, juntando-se a Audi e Seat, tem atuado para conquistar mercado em diversos países, entre os quais a Austrália. Na sua estreia como agência da marca, DDB Sydney recorreu para o lançamento do modelo Octavia Scout 4X4 a uma tradição que vem dos tempos do império romano: o uso de porcos para encontrar as cobiçadas trufas negras, associando o carro a uma trufa, buscando diferenciá-lo e convidando os australianos a conhecerem o modelo. “Born Curious” é o convite e o lema dessa campanha inusitada e impactante.
A campanha que apresenta o novo Octavia Scout 4×4 representa, segundo o diretor da Škoda Austrália, Michael Irmer, um desafio, pois a marca precisa criar reconhecimento de mercado em solo australiano. Desde 2000, quando do ingresso bem sucedido no Reino Unido a bordo slogan “It is a Škoda, honest” (“É um Škoda, honestamente”), a montadora de origem tcheca vem buscando conquistar esses novos territórios a exemplo da Austrália.
Irmer diz que a campanha representa uma oportunidade de se fazer algo diferente, posicionando Škoda entre as marcas mais influentes e versáteis, oferecendo segurança, conforto e o prazer de dirigir em diferentes terrenos e condições climáticas.
Ao associar a descoberta do carro da marca com a caça das raras e cobiçadas trufas negras, DDB Sydney quer mostrar ao potencial comprador de Škoda que ele deve se orgulhar dessa descoberta, do prazer de dirigir um Octavia Scout 4X4.
Simon Veksner, da DDB Sydney, justificou para a imprensa especializada a escolha do tema e da associação do porco, da caça da trufa negra e o Škoda: “Descobrimos que os motoristas Škoda gostam de pesquisar tudo. Eles não são pessoas superficiais. Assim, o objetivo foi apelar fortemente para um grupo alvo de pessoas que você poderia chamar de pensadores independentes. Nós pensamos que esta ideia vai repercutir bem com eles”.
Não há dúvidas: o filme tem impacto e carrega a força que Škoda quer imprimir em solo australiano, agora se irá se tornar uma cobiçada trufa negra entre os concorrentes, só as vendas e o tempo darão a resposta.