A Pepsi criou divertida campanha para estimular a reciclagem de garrafas plásticas do refrigerante de dois litros na Argentina. Assinada pela agência BBDO, coloca em cena “los pochos” Ezequiel Lavezzi e Ernesto Gauna, o La Pantera, conhecido cantor de “cumbia” para seduzir e divertir o público. Lavezzi, jogador de futebol do Paris Saint-Germain e da seleção do seu país é um dos mais populares ídolos das redes sociais em seu país. Na Copa 2014, no Brasil, aparecia sempre divertindo os demais jogadores e postando fotos para os fãs. O apelido de ambos, “pocho”, acabou por se integrar aos seus nomes e remetem ao que ambos têm em comum: uma infância pobre e o desejo de vencer sempre. Portanto, ao estimular a reciclagem aos que buscam um preço menor na compra de Pepsi, “Pocho Lavezzi” e “Pocho La Pantera” estão próximos do público ao qual se dirigem e que conhecem bem.
A intenção da campanha de Pepsi, criada pela BBDO Argentina, é tanto a de estimular a preservação do meio ambiente quanto a de assegurar que continuará oferecendo um preço melhor por conta da economia no investimento com embalagens. O comercial explica o processo evidenciando que não se trata da mesma garrafa que “los ponchos” levaram a boca, embora esse possa ser o desejo de várias consumidoras, mas que elas passam por um processo de reciclagem que retorna em duplo benefício: o preço e a preservação do meio ambiente.
“Alguns anos atrás a partir da marca Pepsi conseguimos uma ideia muito inovadora que foi o lançamento de uma garrafa plástica retornável. Isso permite ao consumidor comprar uma nova com custo menor contribuindo para um mundo mais sustentável. É esta a mensagem que queremos transmitir com a campanha “Pochos”, com a participação de Lavezzi e La Pantera”, disse Joaquin Anderson, Diretor de Marketing, PepsiCo Beverages SOLA (Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Peru) em comunicado.