A Wunderman, agência de marketing de relacionamento e internet do Grupo Newcomm, preparou uma estratégia inovadora para a divulgação no mercado do Novo Ford EcoSport, o mais recente lançamento da montadora no País. Atualmente, o modelo é lider em vendas na categoria de comerciais leves, com 70% de market share e com mais de 180 mil unidades vendidas no mercado interno e 195 mil exportadas para diversos países desde o lançamento.
A agência utilizou como carro-chefe conceitos e práticas do marketing sensorial que detalham, com precisão, o Mundo EcoSport, repleto de diferentes sensações. A ação inclui desde o aroma até a ambientação personalizada para acomodar o novo modelo. Chegamos à conclusão de que criar diferentes sensações é o melhor caminho para alavancar este lançamento porque, assim, podemos chamar a atenção para um automóvel absolutamente novo, mais robusto e com uma personalidade inigualável. Com o uso de um aroma específico para perfumar o ambiente, o veículo será lembrado sempre que o consumidor visitar o distribuidor, destacou Alexandre Ravagnani, diretor de criação da Wunderman.
Foi elaborado um aroma exclusivo para o veículo com o objetivo de aguçar no cliente o espírito EcoSport de viver a vida. A partir de essências de flor de maracujá, cardamomo e Eugenia caryophyllus, o perfume traz sensações de liberdade, fuga da cidade e contato com a natureza, sem perder a conexão com a tecnologia e modernidade do automóvel. O aroma será sentido na parte externa do veículo, em pontos estratégicos, de forma que o consumidor o perceba e seja seduzido pelo cheiro da novidade. Também serão distribuídos sachets do cheiro para o consumidor que quiser levar um pouco do Mundo EcoSport para casa.
A aposta da montadora e da agência em ousar com essa ação parte do princípio e do histórico de que, por meio do aroma, as pessoas se reconheçam, tenham memórias, sensações e se atraiam, acrescenta Antonio Baltar, gerente geral de marketing da Ford Brasil. As ações para aromatização do espaço reservado ao Novo Ford EcoSport nas concessionárias começam no fim de outubro.
Segundo Baltar, o novo EcoSport tem como diferencial, em relação ao modelo anterior, o design externo totalmente reformulado e um interior renovado. Portanto, além da reformulação do automóvel, nada mais inovador do que a criação e a aplicação de um aroma exclusivo para este carro, completou o executivo.
Além do marketing sensorial, a Wunderman também inovou na ambientação das concessionárias e na efetivação de outras ferramentas de comunicação. Em vez de peças promocionais convencionais, a agência criou um cenário integrado, ao redor do carro, no qual o display brilha como o sol, o retrovisor tem um papel holográfico que reflete um novo mundo e o vendedor ganhou um lounge para receber os clientes interessados no Novo Ford EcoSport.
As ações para promover esse lançamento vão transpor o espaço das concessionárias e ganharão também os principais shoppings de grandes cidades brasileiras. Parte da ambientação preparada para acomodar o veículo nos pontos-de-vendas serão realizadas em locais de grande rotatividade, exalando inclusive o perfume criado para o lançamento, formando assim uma ação de guerrilha nos shoppings. Como ação comunicacional de lançamento do EcoSport, também está prevista uma campanha de CRM, que seguirá o conceito inovador e surpreendente de apresentar um mundo novo e de diferentes sensações para os consumidores.