A Yamaha do Brasil decidiu mudar e atualizar o sistema de telefonia adotando um novo formato. Alugou toda a estrutura de telecomunicações e central de atendimento da Dígitro Tecnologia, importante fabricante brasileira de soluções de telecom para ambiente corporativo, operadoras e provedores de serviços. Assim, evitou o desembolso com a aquisição e garantiu assistência técnica completa em comparação com o equipamento anterior.
O analista de recursos humanos da Yamaha, Robson Cabral, explica que o formato permite pagar menos por um equipamento robusto e, ainda, ter a possibilidade de trocá-lo ao término do contrato. “Sem sombra de dúvida, o grande diferencial da Dígitro é o atendimento, que é exemplar. Podemos sempre contar com um rápido e prestativo retorno aos noss! os chamados técnicos e/ou aquisições de novas soluções em Telefonia”, elogia.
O gerente da regional Dígitro de São Paulo capital, Carlos José Martins, explica que este formato de comercialização é uma tendência de mercado. “As empresas precisam focar em seu core business e evitar despender esforços com tecnologia. Por isso, preferem que especialistas cuidem do assunto”, acrescenta.
Na unidade da Yamaha Motor em Manaus, que produz cerca de 260 mil motocicletas e 3 mil motores de popa por ano, foi instalada uma plataforma NGC Evolution, baseada em tecnologia CT (Computer & Telephony), e solução PABX. E na Yamaha Administração de Consórcio em Guarulhos, uma plataforma NGC Evolution e uma NGC Office, que integra soluções Call Center, URA e PABX.
Para esta central de atendimento, a empresa utiliza o Dígitro EasyCall, solução para Call Center, com sistema de monitoramento e supervisão de PAs, além de uma série de facilidades da tecnologia Dígitro, especialmente, quanto à emissão de relatórios com cruzamentos diversos. “Esta flexibilidade inseriu inteligência ao processo”, avalia o analista da Yamaha.
O Call Center faz e recebe chamadas. A Yamaha Administradora de Consórcio trabalha mais com operação ativa, fazendo contato com as concessionárias. Já a Yamaha Motor mantém um canal para clientes e concessionários ligarem. A empresa investe fortemente no pós-venda. Como o cliente compra em uma das mais de 450 concessionárias no País, é necessário acompanhar os níveis de satisfação, procurando intervir para solucionar qualquer problema e melhorar esta relação. “Por isso, a tecnologia precisa prover todas as funcionalidades necessárias para que o atendimento seja, ao mesmo tempo, transparente, ágil e propicie informações”, comenta Cabral.
Neste sentido, os relatórios do EasyCall têm uma gama de informações dentro de uma única tela, em que é possível ter visão dos pontos negativos, tempo excessivo, gastos desnecessários etc. “Anteriormente não dava para visualizar”, explica. Outra vantagem foi a redução palpável de TMO – Tempo Médio de Operação – e a conseqüente redução de custos.