“Em breve a Gazeta vai ter uma boa notícia pra quem quer ver a cor do dinheiro”. Com esta frase a Euro RSCG Brasil inaugura a primeira campanha para a Gazeta Mercantil, fazendo referência ao novo jornal que estréia em 12 de novembro. “Trabalhamos com o conceito de que o mundo dos negócios ganhou novas cores, em referência à estréia do novo layout”, explica Jader Rossetto, vice-presidente de criação.
A campanha estreou nesta segunda-feira, 12, e teve como inspiração o próprio Projeto.”É um caso onde o principal diferencial do produto leva à idéia da campanha. Em geral são os melhores resultados: tanto criativos, como de resultado final junto ao público”, explica Rossetto. Na semana passada, a Euro RSCG Brasil veiculou um teaser na Gazeta Mercantil para gerar expectativa com relação ao lançamento. Dividido em quatro etapas, a série de teasers começou dia 6 e na sexta-feira, 9, culminou com uma quarta capa.
Sempre brincando com o tema das cores, a campanha engloba filme, anúncios em jornal e revista e três spots. Um deles mostra um repórter na Av. Paulista conversando com alguns homens de negócios leitores da Gazeta Mercantil. O primeiro está comemorando o fato das suas ações estarem no verde. Outro afirma que a conta bancária não sai mais do azul. Por fim, chega um terceiro entrevistados que não lê a Gazeta Mercantil. O repórter ironiza: “Ê sorrisão amarelo, hein?”. Um filme de 30′ , em fase de produção, trará sustentação à campanha. A previsão é de que o filme estréie no final de novembro, com veiculação em TV aberta e fechada.
Segundo Rossetto, o intuito da campanha é ampliar o que a Gazeta Mercantil faz desde 1920, além de gerar um amplo debate na economia e na política brasileira usando para isso informação, qualidade e imparcialidade. O novo projeto gráfico é resultado de um exaustivo trabalho de pesquisa que durou seis meses. O projeto contou com várias etapas de pesquisa com leitores, análise do segmento no Brasil e exterior, além da contratação de especialistas em design de jornais diários.