Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
Bradesco cria O Banco do Planeta - Revista Publicittà Bradesco cria O Banco do Planeta - Revista Publicittà

Bradesco cria O Banco do Planeta

0

O Bradesco é o banco privado que mais investe em ações de responsabilidade socioambiental no país, e o vem fazendo há mais de 50 anos. Só em 2006, por exemplo, a instituição investiu mais de R$ 168 milhões. Esse fato, porém, não é percebido de maneira tão evidente pelo público em função de dois fatores.

Primeiramente o Bradesco, por julgar que antes de falar é preciso fazer, sempre foi muito reservado e austero em respeito à divulgação de suas iniciativas na área de RSA.
Um exemplo disso é o fato de que a campanha publicitária assinada pelo Bradesco para divulgar sua atuação social se deu apenas em 2006, em função da celebração do cinqüentenário da Fundação Bradesco.

Em segundo lugar, porque todas as diversas iniciativas empreendidas pelo banco na área eram até então feitas de maneira pulverizada por diferentes áreas da organização, o que não gerava a devida percepção sobre a profundidade do envolvimento do Bradesco com o tema.

Diante dessa constatação, a NEOGAMA/BBH idealizou o Banco do Planeta: um novo posicionamento dentro do Bradesco que tratará o planeta como seu cliente prioritário, o relacionamento dos clientes com o meio ambiente, e no qual as ações são as que ajudem no combate ao aquecimento global.

“Através desse posicionamento poderemos organizar e abarcar de maneira completa os temas relacionados à sustentabilidade e ao RSA, que já fazem parte do nosso DNA e de nossa vocação, mas cuja percepção não estava à altura das nossas iniciativas. Além disso, o Banco do Planeta foca nossos esforços e recursos no tema de maior relevância deste milênio”, explica Luca Cavalcanti, diretor de marketing do Bradesco.

A criação do Banco do Planeta vem justamente dar foco e ampliar a vocação do Bradesco em empreender iniciativas que levem em conta de maneira ampla e efetiva os princípios da sustentabilidade ambiental; e vai de encontro à atenção que o tema despertará ao longo de 2008, instituído oficialmente como o Ano do Planeta.

A valorização desse princípio já estava expressa na mensagem de fim de ano criada pela NEOGAMA/BBH para o Bradesco em 2006, quando, em meio aos votos de feliz ano novo, a mensagem expressava em sua parte final o desejo de que as pessoas tivessem uma nova consciência sobre a questão socioambiental em função do aquecimento global.

“Terminamos o ano de 2006 com a semente desse posicionamento, e depois de passarmos o ano trabalhando nela, retomamos ela agora de maneira ampliada. Depois de uma série de ações internas e externas, a conjuntura atual permite ao Bradesco encampar essa questão de uma maneira ainda mais assertiva e compromissada, e possibilitando que ele seja ainda mais completo na vida das pessoas”, declara Alexandre Gama, presidente e diretor de criação da NEOGAMA/BBH.

O Banco do Planeta é um banco dentro do próprio Bradesco, com produtos e serviços totalmente relacionados às questões de RSA, e com profissionais totalmente focados para este fim.

Além de novas iniciativas que passarão a ser empreendidas a partir deste mês, o Banco do Planeta já reúne atualmente as seguintes iniciativas:
 A Fundação Bradesco: maior programa privado de ensino gratuito do Brasil. São 40 escolas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal e mais de um milhão de alunos atendidos em 10 anos.
 Há 17 anos o Bradesco mantém parceria com Fundação SOS Mata Atlântica, viabilizando até hoje o plantio de mais de 21,5 milhões de mudas nativas.
 O Bradesco foi o primeiro banco brasileiro a implantar um programa de neutralização de carbono, em novembro de 2006. Graças a essa iniciativa, 37 mil árvores foram plantadas em 2007, em uma primeira fase, para compensar a emissão em sua sede, somando-se aos 21,5 milhões de mudas já destinadas para o reflorestamento da Mata Atlântica.
 Uso de papel reciclado no material de comunicação interna e externa,
talão de cheques e envelopes de depósito.

 Integrante do Índice Dow Jones de Sustantabilidade e do Índice de
Sustentabilidade Empresarial da Bovespa.

 Signatário dos Princípios do Equador.

 Título de capitalização Pé Quente Bradesco (parte dos recursos revertido a projetos sociais), apoio ao GP Ayrton Senna e o Câncer de Mama no Alvo da Moda.

 Cartões de afinidade com parte dos recursos repassada para apoiar iniciativas sociais e ambientais.

 Linhas de créditos como EcoFinanciamento de Veículos, Capital de Giro Ambiental e Florestal, CDC Aquecedor Solar.

 Diálogo e parcerias com organizações não-governamentais.

 Fundos de Investimento socialmente responsáveis.

 Encontros periódicos com fornecedores parceiros na trilha da sustentabilidade.

 Campanhas de racionalização de consumo de água e energia.

 Inclusão bancária e acessibilidade aos serviços financeiros por ampla rede de atendimento.

 Centros de Inclusão Digital; escola virtual; informática para deficientes visuais.
 Dia Nacional de Ação Voluntária

 Projeto Educa+Ação: aplicação de metodologia da Fundação Bradesco nas escolas
da rede pública em 8 cidades do Vale do Ribeira (SP).


Campanha de divulgação:

Para comunicar a criação e a atuação do Banco do Planeta, a NEOGAMA/BBH criou campanha composta inicialmente de filme e anúncio multi-page de três páginas que vão ao ar a partir dessa semana.

O filme de 30 segundos, no ar a partir do dia 14, será veiculado nacionalmente em TV aberta e fechada, e apresentará os princípios que regem a atuação do Banco do Planeta.

O anúncio multi-page será veiculado nas semanais nacionais de informação, revistas femininas, de celebridades e turismo a partir do fim de semana (dia 17).

No meio jornal, o multi-page de três páginas será veiculado a partir de amanhã, dia 13, no O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Gazeta Mercantil e Valor Econômico, e ao longo da próxima semana nos principais jornais do país.

Share.

About Author

Comments are closed.