A Editora Globo e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), acabam de firmar parceria para desenvolvimento de vários projetos. O primeiro deles é o lançamento do livro Bebês do Brasil, resultado de uma série de reportagens elaboradas pela revista Crescer. A publicação mostra a cara do País, em suas diferenças e semelhanças, por meio de fotos e histórias de 27 bebês, um de cada Estado brasileiro e o Distrito Federal, e do Índice de Desenvolvimento Infantil (IDI), criado pelo UNICEF.
O lançamento aconteceu durante a inauguração da nova loja de Natal do UNICEF em São Paulo, montada com o apoio da Fernando Brandão Arquitetura+Design, em espaço cedido pela Daslu. Na loja, o público terá à disposição, até o dia 5 de janeiro, diversos produtos do UNICEF, como os tradicionais cartões de Natal, além de ursinhos de pelúcia, bolas de futebol, echarpes, agendas, entre outros. Os recursos arrecadados com a venda serão utilizados no desenvolvimento de projetos e programas que ajudam a garantir os direitos de cada criança e adolescente brasileiro.
Além da loja de Natal do UNICEF, o livro será comercializado em todas as livrarias do Brasil. Parte da renda arrecadada com a venda do livro será destinada aos projetos do UNICEF no Brasil.
Lucia Machado, diretora da Unidade de Negócios Infantis da Editora Globo, esclarece que o lançamento do livro Bebês do Brasil é o primeiro projeto de uma série de ações que a parceria entre as duas organizações contempla. A diretora ressalta ainda a importância para a Editora em tornar-se parceira do UNICEF. Sabemos que não é qualquer empresa que consegue associar sua marca e seus projetos a uma instituição como o UNICEF e estamos muito orgulhosos por fazer parte deste seleto grupo, diz.
Infância no Brasil – Por meio de histórias do cotidiano de crianças (todas com idades entre 6 meses a 2 anos), o livro – de 144 páginas em formato 30 cm X 30 cm – apresenta um retrato da infância do Brasil, detalhando o modo de vida, a forma de sustento da família, os costumes, o que as diverte, o lugar onde moram e o que na história de cada uma delas representa o Estado em que vive. Ele mostra, por exemplo, a diferença do cotidiano de um bebê nascido no Amazonas e de outro, nascido em Minas Gerais.
É o Brasil de tantas possibilidades e que vai além das estatísticas, mas não abre mão delas: o apoio do UNICEF acrescenta à publicação dados atualizados sobre a infância no Brasil. Os avanços e desafios de cada Estado brasileiro na garantia dos direitos de suas crianças pequenas são retratados em um capítulo em que o UNICEF apresenta os resultados da comparação do Índice de Desenvolvimento Infantil (IDI) entre os anos de 1999 e 2004. O IDI incorpora questões como oferta de serviços de saúde, educação, cuidado e proteção que a família deve proporcionar a seus meninos e meninas de até 6 anos.