Em sua primeira campanha relacionada aos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Coca-Cola resolveu trazer, pela primeira vez ao Rio de Janeiro, o seu personagem mais icônico. O Urso Polar é o protagonista do novo comercial da marca, que quer selecionar pessoas de todo o país para conduzirem a Tocha Olímpica a partir de maio de 2016. O anúncio entra no ar nas redes sociais da Coca-Cola nesta quinta-feira, dia 13, e nas televisões de todo o país no domingo, dia 16.
No filme de 60″ – criado pelas agências Ogilvy Brasil e DAVID -, enquanto todos os ursos polares hibernam no Polo Norte, um deles, adolescente, não consegue ficar parado e descobre que a Coca-Cola está promovendo uma campanha para selecionar condutores do ícone Olímpico. O Urso, então, foge do tédio e vem para o Rio de Janeiro, onde conquista um novo amigo, o Rafinha (Jobson Junior), e passa a viver como um jovem carioca, se movimentando. Ao final do filme, o Urso conquista o direito de conduzir a Tocha Olímpica, através de uma atitude “IssoÉOuro”, conceito desenvolvido pela Coca-Cola como uma forma de reconhecer qualquer pessoa que use o movimento para construir histórias genuínas e inspiradoras. O critério vai ao encontro do compromisso da marca para os Jogos: o de estimular a prática de atividades físicas entre os jovens.
“O Revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 será para a Coca-Cola uma oportunidade para conectar as pessoas com a magia do espírito Olímpico e para promover o incentivo à Vida Ativa, um compromisso global da empresa. Este é o momento de darmos visibilidade a este tema. Acreditamos que a prática de atividades físicas, associada a uma dieta balanceada, proporciona uma vida mais saudável. Queremos deixar um legado efetivo para a população brasileira com os Jogos Olímpicos”, afirma Flavio Camelier, vice-presidente da Coca-Cola Brasil para Jogos Olímpicos.
O ineditismo do novo filme da Coca-Cola não se encerra na “estreia” do Urso Polar no Brasil. Essa também será a primeira vez na história que o personagem sairá do mundo da animação e ganhará vida, interagindo com pessoas reais. A tecnologia live-action, desenvolvida pela The Mill, uma das maiores agências de animação e efeitos visuais do mundo, promete conectar com os jovens, público-alvo da Coca-Cola para a campanha.
“O nosso maior desafio era transportar o urso polar para o universo adolescente. O protagonista da nossa campanha não é o mesmo urso que as pessoas se acostumaram a ver ao longo dos anos nos comerciais de Coca-Cola. Ele é o filho adolescente do urso original, que vem para o Brasil em busca de um estilo de vida mais alegre e ativo, típico do brasileiro e da cidade do Rio de Janeiro. Como todo adolescente, ele um dia percebe que, para construir sua identidade, terá que buscar novas experiências. E carregar a Tocha Olímpica Rio 2016 será o primeiro grande passo dessa nova jornada”, declarou Marcelo Pascoa, diretor de marketing da Coca-Cola Brasil.
Coca-Cola convoca diretor indicado ao Oscar
Para dirigir o comercial, a Coca-Cola foi até Hollywood convocar o americano Bryan Buckley. Indicado ao Oscar pelo curta “Asad”, em 2013, Buckley recebeu do New York Times o apelido de “O Rei do SuperBowl”, por ter dirigido mais de 50 comerciais para o evento desde 2000. Vencedor de mais de 50 leões em Cannes, além de prêmios no Director’s Guild Award e no Emmy, Buckley também foi escolhido como uma das 50 mentes mais criativas dos últimos 25 anos pela Creativity Magazine.
Dono da Hungry Man, produtora responsável pelo filme, Buckley já havia trabalhado anteriormente com a Coca-Cola, porém, nunca antes em um filme relacionado aos Jogos Olímpicos.
“Eu já trabalhei com a Coca-Cola, tive a oportunidade de dirigir grandes filmes da marca para o Superbowl, mas essa é a primeira vez que lido com algo tão grandioso quanto o Rio 2016. O que aprendi nesses anos é que é preciso respeitar o espírito da marca, sua honestidade e seus conceitos. A Coca-Cola está sempre se atualizando e trabalhando com novas tendências, e precisamos seguir esse caminho. Com a marca, sempre tentamos levar o produto final para outro patamar, seja em relação à tecnologia ou à história. E nesse caso, não se trata apenas de uma campanha demarketing. Eu me senti fazendo parte do compromisso da marca, que é o de engajar jovens em uma vida mais ativa. E isso torna tudo mais especial.”
Além do filme de 60″, a campanha também conta com uma versão mais curta, de 30″ e com OOH (mídia externa), pôsters em cinemas, mídia digital e ações de merchandising com o apresentador Luciano Huck. Ao longo das próximas semanas, a equipe de Real Time Marketing inicia um trabalho intenso de ações digitais. O site da campanha (www.cocacola.com.br) já está no ar. Todas as ativações da Coca-Cola para os Jogos Olímpicos possuem um sistema de identidade visual (VIS) próprio. Produzido pelas agências Cravo e Tátil, o sistema traz formas sinuosas que contam uma história de movimento que permeia um dos assets da marca: o ribbon.
O URSO DA COCA-COLA JÁ CHEGOU PARA A RIO 2016
0
Share.