A HP e a MTV Networks anunciaram que “Asian Odyssey” (Odisséia Asiática), desenvolvido por João Oliveira, da cidade do Porto, em Portugal, um jovem de 20 anos, foi o vencedor do concurso mundial de design de notebooks “Take Action. Make Art”
O projeto de Oliveira será aplicado com a tecnologia imprint da HP em uma edição especial dos notebooks HP Pavilion com tela de 14 polegadas na diagonal, que estará disponível no segundo trimestre de 2008.
O design vencedor incorpora cores marcantes e diversos elementos simbólicos que refletem o apreço e a paixão de Oliveira pela cultura asiática.
Os designs de quatro finalistas regionais “Ásia, Europa, América Latina e América do Norte” estarão disponíveis como “adesivos decorativos” para notebooks. Os finalistas regionais são Law Kean Hui, de Kuala Lumpur, Malásia (APJ); Marco Feola, de Roma, Itália (EMEA); Eduardo Arévalo López, de Bogotá, Colômbia (AL), e Charles Williams, de Ottawa, Canadá (AN).
A América Latina teve destaque no que se refere a participação do concurso, já que respondeu por um terço do tráfego mundial no site da campanha na Internet. O Brasil foi o segundo país em termos de participação, quase emparelhado com os Estados Unidos; 6 dos 10 países com maior número de visitas ao site eram da América Latina: Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile e Venezuela. O México foi o país que mais designs inscreveu em nível mundial.
O concurso, lançado em 5 de setembro durante o evento da HP “Your Life is the Show”, em Nova York, recebeu mais de 8,5 mil designs para notebooks inscritos por jovens de mais de 112 países de todo o mundo. Os finalistas regionais foram selecionados por voto popular no site do concurso enquanto a decisão final foi realizada por um painel integrado por Shaun White, medalhista olímpico de ouro em snowboarding e “Triunfador” HP*, designers industriais da HP, membros da equipo de criação da MTV Networks e especialistas em marketing da Goodby, Silverstein & Partners.
“Os jovens que participaram desse concurso de design nos lembraram que todos somos cidadão do mundo em virtude da nossa capacidade de nos comunicarmos pela InternetR21;, afirma David Roman, vice-presidente de comunicação de marketing do Grupo de Sistemas Pessoais da HP. R20;Os elementos de seus designs não só transcenderam a geografia como também fizeram um chamado à ação.”
“O concurso -Take Action. Make Art.- permitiu que jovens participassem do design de um notebook e dessem voz à sua paixão pela expressão individual”, afirma Mark Jones, vice-presidente da Viacom Brand Solutions Global. “Esses talentosos designers promoveram a fusão das experiências da HP e da MTV em uma visão artística coletiva que continuará inspirando usuários de notebooks por todo o mundo”
O notebook HP Pavilion de edição limitada e tela de 14 polegadas na diagonal com o design de Oliveira, a tecnologia de processadores Intel® Centrino® Duo e os “adesivos decorativos” dos quatro finalistas regionais estará disponível em todo o mundo por meio da HP no segundo trimestre de 2008.
Para conhecer os 8,5 mil designs, visite www.mtv-tama.com.