O que personalidades como Pelé, Charlie Chaplin, Che Guevara, Pikachu, Rubens Barrichello, João Gilberto, Xuxa e o papa têm em comum? Todos serviram de inspiração e foram personificados pelo Garoto Bom Bril, o talentoso Carlos Moreno, em bem-humorados comerciais de televisão e anúncios publicados em contracapas de revistas nos últimos 30 anos. Tudo isso está reunido no livro ETERNO 1001 ANÚNCIOS DA BOMBRIL, que a Clio Editora lança nesta terça-feira, 11 de dezembro.
Reedição do livro SOY CONTRA Capas de Revista, com anúncios publicados entre 1997 e 2000, ETERNO agrega as peças veiculadas entre 2000 e 2007 e marca a comemoração dos 30 anos da mais famosa campanha publicitária brasileira. Este livro é uma peça de colecionador para alguns e uma homenagem a todos os envolvidos no trabalho, de criadores a maquiadores, de clientes a musos e musas inspiradores, diz Washington Olivetto.
Criado em 1978 por Olivetto e Francesc Petit e sabiamente aprovado por Ronaldo Sampaio Ferreira para anunciar um novo produto da Bombril, o lava-louças Bril, o Garoto Bom Bril conquistou o Brasil e transformou-se no porta-voz da empresa. Nestes 30 anos, conquistou diversos prêmios da publicidade nacional e internacional e foi muito além: implantou a linguagem coloquial na propaganda brasileira, gerou modismos, paródias, estudos, teses e monografias, entrou para o Livro Guinness dos Recordes e para a cultura popular.
A receita do sucesso combina vários ingredientes, a começar pela proposta de romper com os padrões de comunicação de produtos de limpeza, apostando numa mensagem mais divertida e contemporânea. Sem dúvida, o fator fundamental é a empatia do público com o personagem, interpretado por Carlos Moreno, que foi se transformando ao longo dos anos e hoje faz parte da família brasileira. Graças ao talento de Carlinhos, capaz de interpretar tantos personagens diferentes sem nunca deixar de ser ele mesmo. Moreno, por sua vez, atribui o sucesso do Garoto Bom Bril ao personagem em si, apesar de emprestar a ele seu corpo, sua voz e até seu nome.
ETERNO apresenta 87 das principais peças veiculadas em contracapas de revistas, inspiradas em fatos, acontecimentos e pessoas do dia-a-dia. A capa do livro traz Carlinhos Moreno caracterizado como Pelé, o Bom Bril do futebol, e já dá o tom do que aguarda o leitor: uma viagem por memoráveis campanhas e por personagens inesquecíveis encarnados pelo ator, com legendas para cada anúncio.
O livro pode ser adquirido nas lojas da Laselva Bookstore, pelo site www.laselva.com.br, nas principais redes de livrarias e pelo telefone 0800-150246. Todos os direitos da obra serão doados para a Associação Cidade Escola Aprendiz.