Jornalista, publicitário e poeta, o pernambucano Mauro Salles, de 74 anos, o fundador da Salles Interamericana, hoje Publicis, ganhou o Caboré Especial 2007, prêmio instituído este ano pelo Grupo Meio & Mensagem, para homenagear profissionais que tornaram a propaganda brasileira uma das mais respeitadas do mundo.
Salles que teve aneurisma cerebral no ano passado, fez tremendo esforço para dar exemplo aos novos, e foi ao palco, sem vergonha de ser conduzido pelo filho ou mesmo de participar da cerimônia de uma cadeira de rodas. A emoção ficou pela sua lucidez ao falar ao público, pela primeira vez desde que foi internado e se submeteu a diversas cirurgias e tratamentos. Falou dos 14 filhos, lamentou que apenas 4 estivessem presentes nessa homenagem, mas deu uma lição de vida, de que pessoas devem sempre seguir em frente. Na vida, na profissão, em tudo o que fazem, e sempre com a mesma dedicação.
Mauro Salles deixou Pernambuco nos anos 50 para fazer carreira no Rio de Janeiro, e como o pai, Apolonio Salles, encontrou na política, a via natural para entrar no mercado e participar dos grandes e decisivos momentos da vida nacional. Foi diretor de redação de O Globo e participou da fundação da TV Globo. Na vida pública, valorizou a herança política de seu pai, Apolônio Salles, e foi secretário do Conselho de Ministros do Gabinete de Tancredo Neves, cuja campanha presidencial veio a coordenar em 1986.
Ao mestre, a homenagem dessa revista digital
Carlos Franco