Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
Jaguar XJ 2008 chega ao Brasil - Revista Publicittà Jaguar XJ 2008 chega ao Brasil - Revista Publicittà

Jaguar XJ 2008 chega ao Brasil

0

O XJ 2008 – sedã top de linha da Jaguar – desembarcou no mercado brasileiro em novembro deste ano e conseguiu a difícil tarefa de mesclar conceitos de luxo e conforto às características de um modelo esportivo. Seu exterior ganhou mudanças nos pára-choques traseiro e dianteiro e a reestilização de sua grade frontal. Nas laterais foram incorporadas saídas de ar com apelo esportivo e a traseira foi equipada com um friso cromado e um novo aerofólio.

O sedã de grande porte, com carroceria de alumínio e visual reformulado com apelo esportivo foi apresentado durante o Salão do Automóvel de Genebra. Porém, o que se viu durante o evento foi a chegada ao mercado de um carro que surpreendeu até mesmo os mais exigentes do mundo automotivo.

Conforto e Segurança

Internamente, o modelo ganhou em espaço aos ocupantes do banco traseiro e tecnologia. O XJ 2008 possui como item de série o sistema de aquecimento e refrigeração dos bancos dianteiros e um novo sistema de conectividade com telefones celulares via bluetooth, que permite a conexão de até cinco aparelhos simultaneamente.

Por uma tela de cristal líquido com tecnologia touchscreem localizada no painel, pode-se controlar 17 diferentes comandos do veículo como temperatura ambiente, que no veículo possui controle individual tanto para o motorista quanto para cada um dos demais passageiros, estações de rádio, além de informações sobre o desempenho do carro como consumo de combustível, pressão dos pneus e nível de óleo do motor.

O XJ 2008 também possui um novo sistema de ar condicionado que consiste em canais localizados dentro dos bancos dianteiros que servem tanto para refrigerar quanto para aquecer os assentos e o ambiente de maneira otimizada.

Também de série chega uma nova tecnologia para o acionamento dos air-bags. Mais eficiente e seguro, o sistema tem como estrutura uma série de sensores instalados nos assentos dianteiros que identificam automaticamente o peso e a posição dos passageiros e, baseado nestas informações, calculam o nível de energia a ser aplicado durante o acionamento do air-bag em caso de colisão, o que evita que o dispositivo fira o ocupante do veículo.

O carro realmente se supera quando o assunto são itens opcionais. Telas de cristal líquido nos encostos dos bancos dianteiros que permitem aos passageiros da parte de trás assistir a DVDs ou jogar uma partida de videogame são apenas um detalhe quando o carro ainda pode ter tapetes em lã de carneiro e acabamento em raiz de nogueira ou fibra de carbono.

Mecânica e dirigibilidade

Com relação às opções de motorização, o XJ 2008 não sofre alterações se comparado à versão anterior. A velocidade, torque e aceleração do veículo fazem o motorista se esquecer de que se trata de um sedã de grande porte e ter a impressão de estar a bordo de um superesportivo.

O carro possui duas opções de motor, ambas de oito cilindros e 4.2 litros, mas com potências distintas. Uma traz potência de 300 cavalos, mas os amantes da velocidade podem ainda optar pela versão Supercharger, que eleva a força do motor Jaguar a impressionantes 400 cavalos e torque de 553 N/m a 3.500 rpm, suficientes para levá-lo da imobilidade aos 100 km/h em exatos 5 segundos.

Tanta potência é controlada pela suspensão CATS – Computer Active Technology System, sistema que mantém a distância entre o veículo e o solo praticamente constante e pelo controle eletrônico de estabilidade.

O ótimo desempenho também é favorecido pela carroceria, inteiramente produzida em alumínio, fato que proporciona ao modelo uma relação peso-potência invejável. O carro é cerca de 40% mais leve do que os sedãs tradicionais produzidos em aço e 60% mais rígido em caso de colisões.

As novas saídas de ar incorporadas nas laterais do modelo, assim como a maior entrada de ar na parte dianteira do carro e o aerofólio traseiro contribuem para um desempenho aerodinâmico mais eficiente.

Por ser extremamente leve, o XJ 2008 também possui consumo de combustível abaixo dos modelos de seu porte, geralmente conhecidos por “beberrões”. Esta economia é auxiliada pela nova caixa de câmbio automática de seis velocidades que, além de ser mais compacta, otimiza o funcionamento do modelo em altas velocidades.

Share.

About Author

Comments are closed.