Estreia hoje em todo o Brasil, a primeira campanha da cachaça Ypióca criada pela AlmapBBDO, que começou a trabalhar com a Diageo este ano. Com o conceito “Iniciativa é tudo”, a campanha integrada é composta por filme para TV, vinhetas, mídia impressa e mídia exterior. Para chegar ao novo posicionamento, a agência realizou diferentes estudos qualitativos. O conceito destaca uma das características principais observadas durante essas pesquisas: o ritual da cachaça começa com a iniciativa de alguém que pede a bebida e convida outras pessoas a saboreá-la, aproximando-as e tornando um momento simples em algo especial e mais divertido.
Com a nova comunicação, Ypióca valoriza os consumidores que saem do automático e saboream a cachaça nos encontros com amigos. Também estende o conceito “Iniciativa é tudo” para as suas vidas, valorizando quem faz diferença ao ousar, abandonando a mesmice e a rotina, demonstrando personalidade e autenticidade. Esta ideia é dada de uma maneira bem-humorada no filme de lançamento, “Bicho-preguiça”. Ele abre com um grupo apático de publicitários do qual ninguém se dispõe a apresentar um trabalho. Ao serem cobrados pelo chefe, ficam sabendo que a apresentação será em Londres, o que os faz perder uma boa oportunidade de unir o útil a uma agradável visita à capital britânica.
Surge então o locutor, numa poltrona voadora, informando que toda vez que alguém não toma uma iniciativa, um bicho-preguiça perde a libido, remetendo à cena seguinte em que uma preguiça fêmea rejeita o afago do macho. O mesmo grupo apático de publicitários está agora num bar quando um deles decide pedir uma Ypióca, o que provoca uma onda de animação e alegria. Na mata, um arbusto se mexe dando a entender que finalmente a fêmea aceitou a proposta do macho. Volta o locutor em sua poltrona fantástica e, desta vez, com um bicho-preguiça ao seu lado. Ele recomenda: “Tome mais iniciativas. Se não for por você, pense na preguiça”, fazendo uma sutil alusão também ao nome do animal.
A mídia impressa e os materiais de ponto de venda foram criados pelo designer Rômolo d’Hipólito, numa linguagem contemporânea, original e brasileira. Neles, o conceito é expresso com ilustrações que destacam o encontro de amigos e a diversão ao redor de uma boa cachaça Ypióca. O objetivo da campanha de Ypióca não é apenas relançá-la com um novo posicionamento, mas criar uma imagem para a cachaça com uma identidade clara na comunicação, mostrando que é um produto para ser apreciado.