Sucesso em Pamplona, na Espanha, a Cemusa leva para o centro histórico de Roma, Itália, o serviço público de aluguel de bicicletas. O acordo, firmado recentemente com a prefeitura da cidade, tem duração inicial de seis meses. Serão disponibilizadas ao público 250 bicicletas e 22 estações, a partir de janeiro de 2008.
O programa de aluguel de bicicletas é um sistema inovador de transporte público. Ele permite aos cidadãos inscritos no serviço, retirar bicicletas de uma estação e depois devolvê-las na estação original ou em qualquer outra da cidade.
A análise dos dados obtidos durante a fase de experimentação permitirá ao poder público extrair valiosas conclusões para a ampliação do programa para até 20 mil bicicletas.
Segundo Walter Veltroni, prefeito de Roma, Locomover-se no centro de Roma será mais fácil, rápido, econômico e ecológico graças ao aluguel de bicicletas que decidimos instalar no centro histórico. Posteriormente, pretendemos instalar o serviço em toda a cidade.
O êxito obtido em Pamplona e o início dos trabalhos em Roma, não só demonstram a capacidade tecnológica e operacional da Cemusa, como credenciam a empresa a operar o sistema de bicicletário público em várias capitais.