O aniversário da Av. Paulista, que completa nesta semana 116 anos, será ao som de ópera, com a terceira apresentação dos Concertos de Natal PanAmericano. No programa, a soprano Edna de Oliveira e os tenores Rubens Medina e Frederico Vieira, sob a condução do Allegro Coral e Orquestra e do maestro Renato Misiuk. Serão executadas composições como a Valsa da Musetta, da ópera La Boheme, Oh mio Babino Caro, da ópera Giani Schichi (ambas de Puccini), e Pagliacci, da ópera homônima de Leoncavallo. Haverá espaço ainda para os sucessos How can I go on, de Freddie Mercury, The Phanton, do musical O Fantasma da Ópera, e Perhaps Love, de John Denver.
OS CONCERTOS
O evento é promovido pelo Banco PanAmericano (empresa do Grupo Silvio Santos) e acontece todas as sextas-feiras, até 21/12, ao meio-dia (12 horas), na Av. Paulista, 2240, esquina com a Rua Haddock Lobo. A programação inclui ainda dois Concertos extras, um no dia 21/12, às 19h, e outro no dia 24/12, às 12h. Construímos uma concha acústica em nossa sede voltada para a avenida especialmente para o evento. Com nove anos de história, os concertos fazem parte do calendário natalino da cidade e da Av. Paulista. A cada ano renovamos nossas atrações, sem deixar de lado a tradição que o período natalino pede, afirma Débora Moregola, gerente de promoção e eventos do PanAmericano.
A coordenação musical e a regência ficam a cargo do maestro, Renato Misiuk. Não é sempre que a música, especialmente a clássica, faz o coração financeiro da cidade bater em um ritmo diferente, afirma. Para que isso se mantenha, selecionamos cantores e grupos líricos renomados e preparamos um programa eclético, tendo como base trechos de óperas e outras peças clássicas, mas com espaço para canções brasileiras, standards americanos, temas de filmes e musicais, além, é claro, de músicas natalinas, explica o maestro.
As apresentações, com cerca de 1 hora de duração, contam com a participação de solistas e outros grupos musicais, chegando a reunir mais de 20 artistas. Os próximos concertos contarão ainda com a participação de Adriana Clis, David Marcondes, Gabriela Pace, Márcio Bhoezen, Daniela de Carli, Saulo Javan e Grupo Paulista de Trombones, entre outros.
AS ATRAÇÕES
Edna DOliveira tem se destacado como uma das mais importantes sopranos de sua geração. Dona de um timbre doce e cristalino, a cantora já se apresentou com sucesso em produções como as de Orfeo ed Eurydice (Glück), La Bohème e Gianni Schicchi (Puccini), L’Elisir d’Amore (Donizetti) e Porgy & Bess (Gershwin). Na Inglaterra participou de Master Class e festivais com a cantora Barbara Bonney, Opera Performance com os maestros Alex Imgram e Lionel Friend da English National Opera e Canto com Joy Mammon da Royal Academy of London. No Brasil, é aluna do renomado barítono Carmo Barbosa. Em 2005 e 2006 participou do musical O Fantasma da Ópera, além de concertos no Brasil e em Genebra (Suíça), onde interpretou Requiem de Faure. Em 2007, reprisou o sua participação na montagem de Il Capello di Palha di firenze e realizou vários concertos pelo Brasil como solista. Entre os prêmios recebidos, destaca-se o do 3.º Concurso Nacional de Canto da Funarte, Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo e o Concurso Maria Callas.
Rubens Medina Com grande potência vocal, musicalidade refinada e um legado inspirado, o tenor desperta a sensibilidade das platéias. Ele tem se destacado nas principais temporadas líricas do País, em grandes papéis da ópera italiana como: Rodolfo, em La Bohème (Puccini); Alfredo, em La Traviata (Verdi); Cavaradossi, em Tosca (Puccini); e Ismaele, em Nabucco (Verdi). As interpretações destes papéis, assim como o de “Paolo”, na Fosca (Carlos Gomes), inscrevem seu nome no cenário lírico nacional e já lhe renderam indicações a prêmios como o Carlos Gomes. Destaque também para sua aparição em concertos sinfônicos e para sua participação na estréia mundial de Anjo Negro, ópera de João Guilherme Ripper baseada em texto de Nelson Rodrigues.
Frederico Vieira: estudou canto com Leilah Farah em São Paulo e Leontine Price em Nova Iorque. A convite do maestro americano Steven Peterson, na década de 90, realizou uma turnê pelos Estados Unidos. Entre seus trabalhos no país, destaca-se sua interpretação de Don José na ópera Carmen, de Bizet, em São Paulo. No teatro, atuou ao lado de Marília Pêra no musical da Broadway Master Class. Vieira ainda idealizou o projeto Ópera para Crianças, em cartaz em São Paulo com a produção As Travessuras do Barbeiro, que deverá seguir turnê nacional em 2008.
Allegro Coral e Orquestra – Grupo formado por músicos e cantores da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM), em mais de 10 anos, já realizou centenas de apresentações líricas em várias cidades, tanto em concertos como em cerimônias. De formação erudita, o grupo tem a proposta de levar ao público versões modernizadas dos clássicos. Após o CD e DVD Com o Brasil no coração, (com repertório brasileiro), o Grupo acaba de lançar seu 3º. CD com o titulo Na trilha do cinema.
Renato Misiuk – Maestro titular e idealizador do Allegro Coral e Orquestra, desenvolve trabalho com música erudita em concertos sinfônicos e cerimônias. Formado pela Faculdade Mozarteum em regência, desenvolveu trabalho como instrumentista na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo por 16 anos e atuou nas melhores orquestras do Brasil, agora dedicando-se ao trabalho de regência e produção musical. Em 2007, regeu a orquestra do Prêmio Bravo de Música, evento que premia os destaques da música popular e erudita do Brasil. Paralelamente, apóia projetos sociais com o Instituto Acorde, voltado ao ensino de música erudita para jovens carentes.
SERVIÇO
CONCERTOS DE NATAL PANAMERICANO
QUANDO: Sextas-feiras, até 21 de dezembro
Sessões extras: 21/12 (às 19h) e 24/12 (às 12h)
ONDE: Av. Paulista, 2240, esquina com a Rua Haddock Lobo (Metrô Consolação)
HORÁRIO: 12 horas (meio-dia)
DURAÇÃO: 60 minutos
GRÁTIS