Cemitério lembra morte, e disso ninguém quer falar. Esse foi o desafio da nova campanha da Giacometti, criada para a comemoração dos 50 anos do Cemitério da Paz, localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo. Primeiro cemitério parque do Brasil, o empreendimento trouxe um novo conceito para o segmento, apostando em uma tendência ecológica e ambientalista. Hoje, o Cemitério da Paz é um grande parque em pleno Morumbi e, além do paisagismo consolidado por anos de conservação cuidadosa, agrega os mais modernos equipamentos.
Ricardo Miller, Diretor de Criação da Giacometti, explica que a ideia central da campanha veio do próprio produto: “Em vez de mausoléus e estátuas em um clima fúnebre e solene, o Cemitério da Paz tem uma outra concepção: um parque onde a natureza cria um ambiente tranquilo e acolhedor. Em vez de um lugar cheio de símbolos de lembranças tristes e de perda, um jardim que celebra a vida para preservar a memória de quem se ama. A partir desse conceito, criamos o tema do jardim de memórias”.
“O resultado é um filme delicado, que mostra detalhes do paisagismo do Cemitério da Paz, com suas flores, plantas, animais e insetos movimentando-se em ritmo acelerado como a vida, pontuado por uma trilha envolvente e emocional, assinada por Emilio Carrera”, completa Doriano Carneiro, Diretor de Criação.
A locução marcante e suave de Olívia Carrera traz a mensagem: “A vida passa rápido. Mas tudo que a gente ama fica na memória. Cemitério da Paz, um jardim de memórias”.
“Acreditamos que o vídeo deveria celebrar a vida, porque o que fica na memória da gente é a vida das pessoas, é como elas construíram suas vidas”, explica Cláudia Magalhães, Consultora de Marketing da Associação dos Cemitérios dos Protestantes (Acempro).