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Rino Ferrari Filho assume presidência da ICOM - Revista Publicittà Rino Ferrari Filho assume presidência da ICOM - Revista Publicittà

Rino Ferrari Filho assume presidência da ICOM

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O perfil de gestor de Rino Ferrari Filho, sua contribuição à ICOM e o fato da Rino ser bastante respeitada na rede foram determinantes para a sua escolha. “É um grande orgulho para mim ter sido eleito por dezenas de proprietários de agências em todo o mundo”, afirma o presidente da Rino Publicidade, Rino Ferrari Filho, que acumulará a presidência da ICOM com o cargo de diretor regional para a América Latina.

À frente da ICOM pelos próximos dois anos, Rino Ferrari Filho terá vários desafios visando o fortalecimento e o progresso da rede. Entre eles, expandir a ICOM no continente asiático, buscando as melhores agências independentes dos países que ainda não integram a rede, e ampliar o suporte às associadas, com fornecimento de informações, apoio a projetos e prospecções, além de intensificar o intercâmbio de know-how.

Outro ponto importante será posicionar mais fortemente a ICOM como alternativa às redes multinacionais, por meio do trabalho integrado entre as agências associadas, além de dar total apoio ao atendimento do conjunto regional, que já acontece fortemente na Europa e deverá se intensificar em outras regiões, como a América Latina.

“A ICOM oferece aos seus associados, e conseqüentemente aos clientes das agências-membros, todo o suporte necessário para uma atuação globalizada, preservando sempre os sabores locais (“globalização flexível)”, afirma Rino Ferrari Filho. Ele destaca que a rede foi criada em 1950, e seu objetivo é apoiar o grupo de agências associadas em todo o mundo, nos processos de internacionalização dos seus clientes. Hoje, as agências associadas representam um faturamento somado superior a US$ 2 bilhões ao ano.

O presidente da Rino explica que o suporte da ICOM permite atender, com expertise local, a demanda de clientes que precisam e valorizam a operação global ou regional, mantendo total controle sobre elas, mas anseiam por um novo jeito de realizar seus projetos de comunicação, mais ágil e mais flexível. “Os membros da ICOM buscam uma atuação efetiva em cada um dos mercados onde atuam, com a vantagem de oferecerem um serviço personalizado, onde os donos das agências estão à frente do trabalho e do relacionamento com o cliente”, acrescenta.

Além disso, integrar a rede possibilita a participação em projetos conjuntos entre agências dos diversos países. A Rino Publicidade, por exemplo, já executou ações no Brasil para o Convention and Visitors Bureau de Orlando, em parceria com uma agência norte-americana, e o recente projeto realizado para a APEX (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), em conjunto com a agência mexicana Montenegro.

Por outro lado, a Rino contou com apoio de agências da ICOM no exterior para promover o café brasileiro em diversos países, em ações coordenadas pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Rino Ferrari Filho lembra que as agências-membros atendem mais de 2 mil clientes nos diversos países, com experiência praticamente em todos os setores de negócios.

Um grande benefício que as agências ligadas à ICOM podem oferecer é o profundo conhecimento da dinâmica dos mercados locais e suas respectivas mídias, conseguindo assim orientar empresas de outros países com competência e eficiência, auxiliando-as no posicionamento de suas marcas e produtos. Os principais executivos são os próprios donos, os quais conhecem muito bem a cultura local, são pessoas conectadas social, política e economicamente aos seus mercados.

Da mesma forma, é possível trocar informações e idéias entre as agências associadas, que são muito valiosas para a gestão do próprio negócio e o atendimento dos clientes. Entre os temas mais debatidos atualmente estão as novas mídias, melhores idéias de criação, ações de não-mídia e possibilidades de negócios conjuntos. “É uma oportunidade única, para agências locais como as nossas, sentarem com outras agências que não são suas concorrentes e estão dispostas a compartilhar sua experiência”, explica o presidente da Rino Publicidade.

Entre as agências que integram a ICOM destacam-se, por exemplo, a norte-americana Cramer-Krasselt, com escritórios em Chicago, Nova York e Orlando – uma das maiores da rede, com mais de 100 anos de atuação –; e a japonesa Adex, agência cujo faturamento anual ultrapassa os US$ 400 milhões.

A Rino Publicidade se integrou à ICOM em 1992, selecionada entre algumas agências independentes brasileiras. “O que mais contou para a ICOM foi o perfil da agência para atuar com o grupo”, salienta Gary Burandt, diretor-executivo da ICOM. Também foi considerada a capacidade de trabalho da agência, sua estrutura e suas habilidades e próprio interesse pelo projeto.

A ICOM tem aumentado a sua lista de clientes compartilhados em todas as regiões em que atua. Entre eles estão a Bayer Crop Science; Caterpillar; Disney Channel TV; Dr. Oetker; HSBC; Natura; Norpharma Petrobras; Qatar Airlines; Sanyo e Scania; entre outros.

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