Lançado em 2009 como uma iniciativa pioneira no segmento de distribuição de combustíveis, o programa de fidelidade Km de Vantagens da Ipiranga alcançou a marca de 20 milhões de participantes, consolidando-se como o maior do gênero no país. O programa permeia todos os serviços e produtos oferecidos pela Ipiranga, o que permitiu que a empresa acelerasse a sua proposta de diversificação nos últimos anos.
“A abrangência que alcançamos com o programa de fidelidade Km de Vantagens é um exemplo que demonstra a relevância estabelecida no relacionamento com o cliente”, afirma Jeronimo Santos, diretor de Varejo da Ipiranga.
Pelo programa, mais de 60 mil produtos são resgatados por dia. Mais de 2 milhões de resgate por passagens aéreas foram realizados do início do Km de Vantagens até hoje. Por ano, são realizadas mais de 100 milhões de transações de acúmulo.
A Ipiranga estruturou o programa Km de Vantagens como uma maneira de oferecer aos consumidores diversas opções para motivá-los a se relacionar cada vez mais com a rede de postos. O programa está em linha com o posicionamento da Ipiranga, de oferecer um ambiente que vai muito além do combustível. “Buscamos ser um Lugar Completo, onde é possível realizar uma série de atividades do dia a dia, com conveniência e praticidade. Este posicionamento é calcado na estratégia de diferenciação da Companhia, baseado na inovação e na ampla oferta de produtos e serviços”, explica Santos.
Seguindo esta linha, o Km de Vantagens foi criado com o objetivo de ampliar a relação com os consumidores e oferecer diferentes motivos, além do combustível, para que os clientes retornem à rede. Esta estratégia é a diferenciação da empresa no segmento. “O Km de Vantagens se tornou a principal ferramenta de relacionamento da Ipiranga, transformando a interação dos consumidores com a marca, por meio de experiências inovadoras, isto é, que têm relevância para eles. O programa é uma plataforma de ativação de todos os negócios, desde promoções na rede, resgates de produtos na loja am/pm até serviços online, como a compra de combustível pelo Posto Ipiranga na Web, acumulando ou resgatando km”, diz o executivo.
O Km de Vantagens teve rápida adesão dos consumidores e atingiu o primeiro milhão de inscritos em apenas quatro meses de existência. Em seis anos de atividades, ele está presente em todo território nacional e estendeu seus benefícios por diversos setores. Atualmente, são mais de 80 empresas parceiras, entre cinemas, companhia aérea, clubes de futebol, parques, casas de shows, lojas de artigos esportivos, entre outras.
Os participantes do Km de Vantagens que abastecem nos postos Ipiranga e/ou fazem compras nas lojas de conveniência am/pm acumulam Km, pontos do programa. O cliente faz o cadastro pelo site www.ipiranga.com.br/kmdevantagens e informa um posto como “favorito”, no qual soma km em dobro. Eles também acumulam quando trocam óleo no Jet Oil ou realizam compras nos ambientes de e-commerce e nos parceiros do programa, acessíveis no site da Ipiranga e na revista Km de Vantagens.
Multiplus, Shoptime, Decanter, PneuStore, Hotel Urbano e Movida são alguns dos parceiros que estão no programa oferecendo descontos que podem chegar de 20% a 30%. Além disso, os clientes também podem acumular Km nos sites destes parceiros para depois resgatar outros benefícios no programa.
Os Km podem ser trocados por benefícios como passagens aéreas, desconto em mais de 800 salas de cinema no Brasil, em mais de 1.000 shows ao longo de 2015, ingressos para jogos de futebol, além do próprio combustível, entre outras vantagens. Na parceria com o Rock in Rio, recentemente, foram disponibilizados milhares de ingressos exclusivos para os participantes do programa, assim como descontos em hospedagens e uma promoção especial que levou 500 pessoas no maior festival de música e entretenimento.
Lugar Completo Ipiranga
“Lugar Completo” é o conceito criado para comunicar a estratégia de negócios da empresa, baseada na maior oferta de produtos, serviços e conveniência. Na Ipiranga, o cliente possui diferentes motivos para que ele frequente cada vez mais o posto, utilizando os serviços e consumindo os produtos de maneira conveniente e rápida. O cliente atende inúmeras de suas demandas do dia de uma só vez. Ele pode fazer um lanche rápido na am/pm, tomar café da manhã na padaria, trocar o óleo do carro no Jet Oil, fazer transação nos caixas eletrônicos, comprar recarga de telefone e tudo isso com o atrativo do programa de fidelidade Km de Vantagens Ipiranga que fideliza o cliente à nossa rede, oferecendo benefícios exclusivos. Com uma retaguarda diversificada, o posto se tornou um local multifuncional.
Este conceito extrapola a rede física e passa para o universo digital também. No portal da Ipiranga, é possível acessar os ambientes de e-commerce, o sistema de pagamento eletrônico ConectCar que oferece diversos benefícios aos mais de 530 mil usuários na rede Ipiranga, como descontos no combustível, além do programa de fidelidade Km de Vantagens que existe há seis anos. Pioneiro no segmento, o Km de Vantagens é o maior do Brasil com 20 milhões de participantes e 80 parcerias com ofertas exclusivas para todos os perfis de clientes. O programa interliga todas as iniciativas em uma única plataforma de relacionamento.
A Ipiranga é a maior rede privada de distribuição de combustíveis no Brasil com 7.131 postos voltados a atender as necessidades de seus clientes desde combustíveis e lubrificantes a serviços de conveniência. A rede am/pm já conta com 1.761 lojas, sendo 439 com padaria am/pm e 171 com Beer Cave que é uma nova experiência de compra de cervejas nacionais e importadas, a partir de uma câmara fria instalada na loja. A franquia Jet Oil, serviços especializados em troca de óleo nos postos Ipiranga, possui 1.374 unidades em todo Brasil.
A Ipiranga integra o Ultra, companhia multinegócios que atua no setor de varejo e distribuição especializada, por meio da Ipiranga, Ultragaz e Extrafarma, na indústria de especialidades químicas com a Oxiteno e no segmento de armazenagem para granéis líquidos, por meio da Ultracargo.