Comercial integralmente produzido e finalizado no novo padrão pela Santo Forte Filmes surpreende com enganoso anticlímax sobre carrão; cinco vinhetas posicionam bolas da fabricante
A Penalty abre 2008 estreando no novo padrão da TV brasileira, o High Definition, por meio de seis produções criadas pela agência Z+ Comunicação e produzidas e integralmente finalizadas pela Santo Forte Filmes. Com as peças, a fabricante lança sua bola para futebol Penalty Termotec (comercial Carro) e posiciona suas bolas para futebol, basquete, vôlei, futsal e handebol (cinco vinhetas confira mais abaixo a ficha técnica).
As produções marcam também a estréia da dupla 2 na direção, lançada no fim de 2007 pela Santo Forte Filmes produtora criada, por sua vez, pela OMM Holding em outubro e coordenada por Marcelo Lepiani, o Lepi, e Tatá Clemente.
O comercial de 30 segundos Carro é criação de Gilmar Pinna e Paulo Pejon, sob supervisão de Claudio Quartilho e direção de Alan Strozenberg e Zezito Marques da Costa com direção de cena da nova dupla 2 e produção executiva de Lepi.
Cena e locução montam todo um anticlímax em cima de um carrão como se este fosse o centro do filme. Um plano-sequência circula o carrão enquanto garotos batem bola em segundo plano. Quando a bola quica no capô e os garotos batem em retirada, compreende-se de imediato que o centro do filme, com todos os atributos descritos pela locução, não é o carro, mas, sim, a bola a Penalty Termotec.
Já as cinco vinhetas mostram jogadores, cada um, de um esporte (futebol, basquete, vôlei, futsal e handebol). Em cada vinheta, o jogador, silhuetado, avança em direção ao espectador, mas sem crescer de tamanho. O que cresce mesmo, sob seus pés, é a bola de seu esporte, a qual lhe serve de esteira.
Carro foi rodado em 35 mm e integralmente finalizado em HD pela própria Santo Forte Filmes. Esse delivery integral reflete fielmente o posicionamento estratégico da produtora: enquanto Tatá Clemente entra com sua experiência de produção, Marcelo Lepiani, o Lepi, garante a finalização graças à sua extensa vivência em pós-produção.
A direção de Carro marca a estréia da mais nova dupla do mercado, a 2, lançada pela Santo Forte em novembro. Já Basquete foi dirigida pelo próprio Lepi.