O mais importante evento para lançamento de moda e realização de negócios no setor de calçados vai acontecer em São Paulo, nos dias 14 a 17 de janeiro.
É nesta data que ocorre a 35ª COUROMODA Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro, que apresenta as novas coleções de 1.100 empresas produtoras de todos os tipos de calçados, tênis, bolsas, artigos de viagem, confecções e acessórios de moda.
Maior feira setorial da América Latina e a quarta maior do mundo, a Couromoda ocupará 75 mil m2 de área no Parque Anhembi, abrindo a temporada de negócios no setor de calçados e atraindo as atenções de lojistas e distribuidores de todo o Brasil, além de importadores de mais de 60 países.
A Couromoda é a maior vitrine da indústria brasileira de calçados. Seus expositores representam 90% da produção nacional. É na Couromoda que compradores nacionais e internacionais encontram desde as marcas líderes do setor até pequenos e micro fabricantes, que trazem propostas de estilo bem diferenciadas.
Durante quatro dias, 3 mil marcas apresentam suas novidades em produtos que vão abastecer as lojas nas próximas estações. As coleções lançadas na feira trazem opções de outono/inverno e também de alto verão, para atender as necessidades do varejo de todas as regiões do Brasil e do exterior.
Francisco Santos, fundador e presidente da Couromoda, destaca que a feira funciona como um grande fórum de atualização do mercado calçadista com as novas tendências de moda. Cerca de 25% do total de vendas anuais da indústria brasileira de calçados são fechadas ou encaminhadas na Couromoda, a única feira comercial do primeiro semestre. É a partir da Couromoda que a cadeia coureiro-calçadista começa a se mover no novo ano, diz Santos.
Em janeiro passado, lojistas e importadores deixaram com os expositores pedidos estimados em R$ 5,2 bilhões (vendas imediatas e contratos fechados nas semanas seguintes), com crescimento de 4% sobre a feira anterior.
A expectativa em relação à feira de janeiro/2008 é muito grande, tendo em vista o grande esforço que a indústria calçadista brasileira vem fazendo para continuar crescendo no mercado interno e conquistar novos mercados de exportação. As empresas estão apostando cada vez mais em design e trabalhando com produtos de maior valor agregado, como forma para conquistar novos nichos do mercado mundial e driblar a concorrência, diz Santos.
Áreas setorizadas facilitam trabalho dos compradores
A feira é aberta exclusivamente para lojistas, importadores, estilistas, industriais e profissionais do setor. Em sua última edição, a Couromoda recebeu 70.000 visitas profissionais em quatro dias. Para que os compradores possam aproveitar ao máximo o evento, a direção da Couromoda setorizou os expositores por áreas de interesse: Setor Feminino, Setor Esportivo e Infantil, Setor Masculino e Setor de Artefatos, Bolsas, Acessórios de Moda, Máquinas e Matérias-Primas.
Melhores marcas do esporte também estão na Couromoda
Mostrando as novidades de marcas nacionais e internacionais, o setor de artigos esportivos ocupa 11 mil m2 de área de feira, com muitos lançamentos em calçados, tênis, confecção, acessórios e vários outros artigos esportivos. Estão na feira nomes importantes como Reebok, Olympikus, Fila, Penalty, Diadora, Kappa, Umbro, Dal Ponte, Converse All Star, Try On, Mizuno, Topper, Rainha, Poker e Skechers. Esta marca americana, aliás, escolheu a Couromoda para sua estréia no mercado brasileiro.
Fábrica Modelo mostra o universo do Calçado Masculino
O Império do Homem será o tema da Fábrica Temática da Couromoda 2008, que vai mostrar, num estande de 744 m2, detalhes inovadores da produção de calçados masculinos. Realizada em parceria entre a Couromoda; o IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos; Prefeitura Municipal de Franca maior pólo de calçados masculinos do país, e o Sindifranca Sindicato da Indústria de Calçados de Franca, a fábrica temática vai abordar itens de moda, design e tecnologia em calçados masculinos. Durante os quatro dias do evento serão produzidos calçados das marcas: Agabê, Democrata, Donadelli, Ferracini, Free Way, Jacometti, Sapatoterapia e Tenny Wee. Será a primeira vez que a Fábrica Temática terá o calçado masculino como foco.
SERVIÇO:
Couromoda 2008
35ª Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro
14 a 17 de janeiro de 2008 Parque Anhembi São Paulo