Tiago Ribeiro
Apesar de ser uma evento para o lançamento das coleções de invernos das grandes marcas brasileiras, a temperatura nos corredores da Bienal de São Paulo andou pegando fogo nesta temporada. Para começar, acompanhamos o mercado brasileiro entrar de vez na era dos grandes conglomerados de moda com a notícia da compra das marcas Herchcovitch; Alexandre, Herchcovitch Jeans, Fause Haten, Clube Chocolate e Cúmplice pela holding Identidade Moda, a I’M, controlada pelo grupo brasileiro de investimentos HLDC.
A tradição das aquisições de marca de moda por grandes grupos já causou muitas polêmicas, como a do afastamento do Marcelo Sommer da marca que ele o criou e que leva seu nome, porém agora com o HLDC, dos sócios Enzo Monzani e Conrado Will, parece que as coisas vão ser diferentes. O grupo pretende investir pesado. São previstos R$ 22 milhões a serem aplicados em divulgação e ações de marketing do casting do conglomerado, um capital de aproximadamente R$ 14 milhões na abertura de novas lojas das marcas do grupo.
Alexandre Herchcovitch entra como queridinho do grupo, e não era para menos. Ele é o estilista brasileiro mais conhecido do mundo. O trabalho aumentou, mais ele deve estar adorando. Agora, ele é o de diretor de criação de suas marcas, diretor-criativo da Zoomp e atua ainda como curador do grupo I’M.Herchcovitch que, no primeiro dia de desfile, apresentou sua coleção feminina, que teve como inspiração as formas geométricas. Fez a alegria da mulherada, e promete hoje as 17 horas fazer a alegria dos garotões, com sua coleção masculina. Sempre muito bem acabada, com boa costura e cortes inacreditáveis.
É assim que Herchcovitch vem conquistando cada vez mais espaço no cenário da moda internacional, e diga-se de passagem mais do que merecido. E seguindo seus passos vem Rita Comparato e Dudu Bertholini estilistas da marca Neon, que sem negar a preferência por cores fortes e belas estampas apresentou ontem uma coleção superinteressante. Mais o que a dupla fez que surpreendeu mesmo foi a estréia na Cori. Duda e Rita mergulharam nos arquivos dos anos 70/80, tudo com muito glamour e comprometimento com a identidade da marca.
Hoje, último dia da SPFW, promete ser bastante quente. Tem Glória Coelho, a esperada estreia da Amapô, Alexandre Herchcovitch (masculino), Priscila Darolt, Do Estilista, e para fechar com chave de ouro Ronaldo Fraga.
E realmente a SPFW não é a mesma. Cada vez mais cresce as ações de markentig, que querem associar seu nome com o glamouroso mundo da moda. Grandes grupos e comporações estão de olho no evento, que atrai impressa internacional. Será que estamos entrando de vez no concorrido mundo da moda, ou ainda falta muito, para que o Brasil e seus designers sejam reconhecidos pelo talento que têm?