Patrocinador máster da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), o banco Bradesco produziu um belo filme na aldeia Piaçaguera, em Peruíbe, litoral paulista, numa tribo tupi para reforça o grito de guerra dos jogadores da modalidade que incorporaram os valores desses indígenas ao esporte. Os atletas Gustavo “Rambo” Albuquerque e Juliana “Juka” Esteves levaram a camisa, produzida pela fornecedora de material esportivo Topper, para ser abençoada pelo pajé Tupi Domingos dos Santos, o Mirim Dju (O mais sábio, em Tupi Guarani).
“2016 é um ano estratégico para o rugby brasileiro. Além dos Jogos Olímpicos da Rio 2016, teremos vários outros torneios internacionais que serão sediados no Brasil. Portanto, nada mais justo do que pedirmos a proteção do pajé Tupi, mascote da nossa Seleção desde 2013”, afirma Agustin Danza, CEO da CBRu.
“Além de valorizar a cultura brasileira, acreditamos que os valores da Tribo Tupi são fonte de inspiração para o rugby e fortalecem os valores do nosso esporte, como a disciplina, respeito e paixão.”, completa Danza.
A ligação entre a Seleção Brasileira de Rugby e os índios Tupis é reforçada nos detalhes laterais do novo uniforme, que tem inspiração no padrão geométrico da pintura indígena e em plantas nativas brasileiras. Camisa amarela e shorts azul formam o conjunto número 1, enquanto a camisa verde com shorts branco formam o segundo uniforme.
Em campo, o novo uniforme foi usado no último sábado, 6, em partida da Seleção Masculina de Rugby XV contra o Chile, fora de casa, pelo Americas Rugby Championship. A equipe brasileira fez um jogo equilibrado, mas não conseguiu nos instantes finais virar a partida, que ficou em 25 a 17, com vantagem dos chilenos. O time, porém, mostrou a garra dos guerreiros Tupi. Já com as meninas, a estreia acontecerá no Super Desafio BRA de Rugby 7s, nos dias 20 e 21 de fevereiro, na Arena Barueri. O banco inclusive adquiriu os naming rights do Rugby Sevens Brasil, a terceira etapa fixa do Circuito Mundial de Rugby Feminino (Women’s Sevens World Series – WSWS) que reunirá 12 das principais seleções de rugby do mundo.
O banco levará ainda uma estação Tupi para a Arena Barueri, onde os torcedores vão ganhar camisetas, bonés, cocar e fantasias, uma tradição do Circuito Mundial em suas etapas internacionais reforçando a relação do rugby brasileiro com as tribos tupi.
Além do patrocínio máster do Bradesco, a CBRu tem ainda como patrocinadores principais Topper, Outback Steakhouse, Heineken e JAC Motors e como patrocinadores oficiais Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties além de um time de fornecedores e apoiadores que reúne Integral Médica, Travel Ace, Fortify, Deloitte e JExperts.